Saiba quem eram os dois pilotos que morreram após grave acidente em prova do Moto 1000 GP em Cascavel
Érico Veríssimo da Rocha, de 38 anos, e André Veríssimo Cardoso, de 42 anos, morreram na tarde de domingo (27) após um grave acidente durante o Campeonato Brasileiro de Motovelocidade, no Autódromo Internacional de Cascavel, no oeste do Paraná.
Ambos eram pilotos havia cerca de 15 anos. André era do estado de São Paulo; Érico, de Pernambuco, conforme o amigo e também piloto Vinício Verissimo.
Apesar do mesmo sobrenome, eles não eram parentes. Tinham em comum a paixão pela motovelocidade e também eram exemplo de incentivo para quem estava começando no esporte.
O acidente
O acidente aconteceu por volta das 13h20 de domingo (27), na primeira volta da corrida do Moto 1000 GP.
Nas imagens é possível ver que um dos pilotos cai após uma curva, tenta levantar, mas é atingido pelo outro competidor. Os dois ficaram gravemente feridos e não resistiram.
Para Vinício, André representava o parceiro especialmente com quem estava entrando na modalidade. Ele afirmou que o piloto auxiliava desde a escolha pelos equipamentos, como também com dicas para melhores resultados.
“Estava no seu auge, mas sei que tinha ainda muito mais pela frente. […] Meu coração está destruído”, afirmou o amigo sobre André.
Vinício afirma que Erico também era um grande amigo e que incentivava os demais companheiros que também participavam das competições de motovelocidade.
Ele destacou ainda que o piloto tinha outro legado, o de pai muito presente para o filho de cinco anos.
“Erico era um cara amigo, irmão, gostava de puxar a orelha sempre para o bem. Não media esforços para ajudar os amigos iniciantes de moto velocidade. Um pai apaixonado pelo filho. Erico sempre fez de tudo pelo esporte e sempre me incentivou”, afirmou.
“Eu era a ponto entre os mais experientes e iniciantes e ele estava sempre me puxando e dizendo ‘não deixa aquele piloto forçar demais, o pneu dele não está adequado. Diz pra ele ter mais cuidado’. Além de treinar, ele observava os amigos e dava muito toque. Um cara fantástico”, relembrou Vinicio.
Moto 1000 GP lamenta morte
Em nota, a organização do Moto 1000 GP lamentou a morte dos pilotos e cancelou todas as atividades de pista da quarta etapa do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade.
“A família Moto1000GP destina todas as nossas orações aos pilotos, aos familiares, amigos e admiradores”, diz o comunicado.
“Infelizmente um dia lindo de corridas se transformou em um dos dias mais tristes da história do Moto1000GP. Nesse momento nossos pensamentos e preces estão inteiramente direcionados às famílias e aos nossos amigos e pilotos que partiram”.