Bloco Principal 1

Rússia acusa EUA de estar por trás de tentativa de assassinar Putin e lança drones em Kiev

 

Um dia após acusar a Ucrânia de tentar matar o presidente Vladimir Putin com um ataque por drones, a Rússia afirmou nesta quinta-feira (4) que os Estados Unidos também estão por trás do suposto atentado.

Nesta manhã, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que Washington “está definitivamente por trás desse ataque”. “Estamos bem cientes disso”, declarou. 

Na quarta-feira (3), Moscou acusou Kiev de tentar atacar o Kremlin – a sede do governo russo – com drones com intuito de assassinar o presidente Vladimir Putin.

Um vídeo capturou imagens de um drone se aproximando do complexo do Kremlin e uma explosão na sequência (veja acima) – o equipamento aéreo foi neutralizado nesse momento, segundo Moscou.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, negou qualquer envolvimento na ação, mas Moscou voltou a acusar Kiev e prometeu uma resposta dura, inclusive contra os Estados Unidos e a Europa.

A Casa Branca não havia respondido à acusação até a última atualização desta notícia.

Resposta

 

Também nesta quinta, Moscou, que havia prometido uma resposta dura, lançou uma nova ofensiva aérea com 24 drones militares ao território ucraniano, incluindo Kiev, segundo a Força Aérea da Ucrânia.

Desse total, 18 foram interceptados, segundo a Força Aérea da Ucrânia. Não há registro de vítimas ou danos.

“Os invasores lançaram até 24 drones de ataque Shahed-136/131 (…) A Força Aérea da Ucrânia, em cooperação com outras unidades de defesa aérea, derrubou 18 drones de ataque”, disse a Força Aérea ucraniana em um comunicado.

       Zelensky em Haia

 

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, discursa no Tribunal Penal Internacional, em Haia, na Holanda, em 4 de maio de 2023.  — Foto: Yves Herman/ Reuters

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, discursa no Tribunal Penal Internacional, em Haia, na Holanda, em 4 de maio de 2023. — Foto: Yves Herman/ Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
slot gacor hari ini
situs slot luar negeri