PUBLICIDADE

Romaria da Penha: confira horários e locais de concentração, caminhada e missa

PUBLICIDADE

Com o tema “Senhora da Penha, dá-nos sabedoria e amor; ensina-nos a construir uma sociedade justa, fraterna e de paz”, a 259° Romaria de Nossa Senhora da Penha volta a acontecer neste sábado (26), em João Pessoa. O evento passou dois anos suspenso por causa da pandemia de Covid-19. Por isso, o g1 reuniu as principais informações, com horários e locais de programação.

  • 1 – Qual o local e o horário de concentração?
  • 2 – Qual o horário e o destino da caminhada?
  • 3 – Qual o local e o horário da missa após a Romaria?
  • 4 – Haverá transporte público para quem voltar da Romaria na madrugada do domingo?
  • 5 – A Romaria vai contar com segurança policial?
  • 6 – O trânsito passará por mudanças por causa da Romaria?
  • 7 – Além da Romaria, ainda há programação na Festa da Penha?

1 – Qual o local e o horário de concentração?

 

Às 17h, a imagem de Nossa Senhora da Penha sairá em carreata do Santuário até a Igreja de Nossa Senhora de Lourdes, no Centro de João Pessoa, que é o local de concentração e saída da Romaria.

2 – Qual o horário e o destino da caminhada?

 

A caminhada começa às 22h, partindo da Igreja Nossa Senhora de Lourdes, com destino ao Santuário.

3 – Qual o local e o horário da missa?

 

Ainda no Santuário, por volta das 3h30 da madrugada, será celebrada a missa solene campal de encerramento, após os 14 quilômetros do trajeto percorrido pelos fiéis.

4 – Haverá transporte público para quem voltar da Romaria na madrugada do domingo?

 

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) informou que os fiéis contarão com uma frota de 120 ônibus, que circularão a partir das 4h, saindo da entrada da Penha, na PB-008.

Os veículos farão rotas para Mangabeira e Centro e irão até o Terminal de Integração do Varadouro, pelas avenidas Beira Rio e Epitácio Pessoa.

5 – A Romaria vai contar com segurança policial?

 

A Polícia Militar informou que estará presente em todo o percurso da caminhada, com a presença de 828 policiais atuando a pé, motorizados em 96 viaturas e 41 motos. Além disso, também haverá policiamento a cavalo e com uso de drones.

6 – O trânsito passará por mudanças por causa da Romaria?

 

O percurso da Romaria da Penha começa na Igreja de Lourdes, situada na avenida João Machado, e segue pela Avenida Dom Pedro II, Via Expressa Padre Zé (UFPB), principal dos Bancários, rua Santa Bárbara e avenida Hilton Souto Maior, a partir do Shopping Mangabeira, até a Penha.

No Centro, os agentes de mobilidade interditarão, a partir da manhã do sábado, parcialmente um trecho da avenida João Machado entre a rua das Trincheiras e a rua Rodrigues Chaves para a montagem do palco da celebração da missa. A circulação será impedida no sentido Cemitério Boa Sentença. A partir das 16h, uma das faixas no sentido Centro/bairro será interditada, permitindo a organização dos trios elétricos. A partir das 18h, com a chegada da carreata com a imagem da santa e aumento na aglomeração de fiéis, a avenida será totalmente interditada.

Ao longo do trajeto até o Santuário, haverá bloqueios em diversas vias. Isso deve evitar congestionamentos e riscos aos romeiros. Os motoristas serão orientados pelos agentes no local, mas há rotas indicadas para dois pontos específicos, pois deverão ser interditados ainda durante a tarde.

Um deles é a intersecção entre as avenidas Diogo Velho e João Machado. Com o fechamento delas, os veículos que saem do Centro com destino a Cruz das Armas deverão seguir pela rua Desembargador José Peregrino e cruzar a Rodrigues de Aquino, indo até à rua Nina Lima, que permite o retorno às Trincheiras.

O segundo ponto é o cruzamento entre as avenidas João Machado e Tabajaras. Após o bloqueio, os veículos que vêm da Vasco da Gama em direção ao Centro, deverão seguir pelas ruas Capitão José Pessoa, Rodrigues de Aquino, Irineu Joffiliy, Rodrigues Chaves e Nina Lima, até a cidade baixa, ou em frente, indo à Praça Venâncio Neiva.

O Santuário da Penha estará totalmente interditado a partir das 7h do sábado. Será permitida apenas a circulação de veículos operacionais e particulares que contarem com o adesivo de permissão de acesso.

7 – Além da Romaria, ainda há programação?

 

A programação da Festa da Penha se estende até o próximo domingo (27), com missas às 9h, 11h, 15h e 17h no Santuário.

G1

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo