O presidente da CâmaraRodrigo Maia (DEM-RJ), e líderes de partidos que compõem o bloco formado para disputar a presidência da Casa anunciaram nesta quarta-feira (23) que o deputado Baleia Rossi (MDB-SP) foi escolhido pelo grupo para concorrer ao comando da Câmara.

Na última sexta-feira (18), os partidos de oposição PT, PCdoB, PSB e PDT anunciaram adesão ao bloco articulado pelo atual presidente da Câmara. Com a decisão, o bloco passou a ser integrado por 11 legendas — além das quatro legendas oposicionistas, PSL, MDB, PSDB, DEM, Cidadania, PV e Rede.

Foto: Reprodução/Câmara dos Deputados

Faltava, no entanto, o anúncio de qual deputado concorreria com apoio do grupo. Nesta quarta, após reuniões em Brasília, Rossi foi anunciado como o postulante.

Filho do ex-deputado e ex-ministro Wagner Rossi, Baleia Rossi é líder do MDB na Câmara e presidente nacional do partido.

O anúncio foi feito pelo deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) – que, além de Rossi, era um dos principais cotados pelo grupo. Segundo Ribeiro, o bloco reúne 281 parlamentares – o número representa mais que a metade dos 513 deputados com mandato.

“No projeto que nós integramos da defesa da democracia, da independência da Câmara, da liberdade, eu decidi decidir. Abrir mão da nossa pré-candidatura para que, dando um passo atrás, o Brasil possa dar um passo a frente na consolidação da candidatura do Baleia Rossi”, declarou.

A eleição que definirá a nova Mesa Diretora da Câmara está marcada para 1º de fevereiro. O candidato do bloco de Maia enfrentará o deputado Arthur Lira (PP-AL), que conta com o apoio do governo do presidente Jair Bolsonaro.

Além da presidência, outros dez cargos, incluindo quatro suplentes, serão definidos na eleição prevista para 1º de fevereiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

dezenove − 4 =