Reino Unido faz últimos preparativos para coroação de Rei Charles III; confira
Vinte e nove mil policiais estão trabalhando em Londres. Governo britânico diz que o que vem sendo planejado há vários meses é uma das maiores operações de segurança da história do país.
O desejo de testemunhar um evento histórico encheu as calçadas da capital britânica. Londres está toda-toda fantasiada, ouriçada, paparicada, e, claro, a postos.
É uma cidade ainda escaldada por ataques terroristas: 2017 e seus cinco atentados são sempre uma sombra. Diante de um evento tão raro como o deste sábado (6), a segurança está sendo muito reforçada.
Essa semana, um sujeito jogou cartuchos de espingarda dentro da área do Palácio de Buckingham, a residência oficial do rei. O suspeito estava com uma faca também. Foi preso.
Vinte e nove mil policiais estão trabalhando essa semana na coroação de Charles III. O governo britânico disse que o que vem sendo planejado há vários meses é uma das maiores operações de segurança da história do país. É de fato tudo muito raro.
Charles III já é rei, ele assumiu o posto assim que a mãe morreu, oito meses atrás. A coroação é para ser um momento festivo para monarquia, para marcar esse início de nova era. Uma cerimônia milenar, de grande significado, principalmente religioso. Ao mesmo tempo, é um evento de chefe de Estado, com a presença de aproximadamente líderes de cem países.
Na madrugada desta terça (2) para quarta (4) teve ensaio técnico. Soldados, cavalos e carruagem desfilaram num último treinamento, porque vai ter um cortejo do Palácio de Buckingham até a Abadia de Westminster, onde vai ser a cerimônia de coroação. Na volta, outro cortejo pelo mesmo trajeto.
Grupos que não querem mais saber de monarquia pretendem protestar nesse caminho. O governo disse que manifestações são permitidas, desde que não perturbem o evento.
Já tem gente acampada para ver tudo de perto – um clássico dos eventos da realeza. Alguns tiveram uma surpresa na tarde desta sexta (5): o rei, acompanhado do filho, William, e de Kate Middleton passou por lá para cumprimentar as pessoas.
Charles ouviu de perto várias saudações de “Deus salve o rei”.
Uma mulher que estava no local disse que ficou com as pernas tremendo. Outra conta que tinha 9 anos na coroação de Elizabeth II. “Disseram que eu era louca de vir até aqui, mas foi maravilhoso. Nunca mais eu vou lavar a mão”, brincou.
Uma mulher chegou na terça-feira (2) para pegar um lugar bom e pede a compreensão de todos.
“Tenho 61 anos, não devo ver outra coroação”, diz ela.
G1