João Pessoa preparou os Centros de Referência de Educação Infantil (Creis) e as escolas da rede municipal para receberem, a partir desta segunda-feira (16), de forma presencial, cerca de 2,5 mil alunos. A informação é da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) ao apontar ainda que nessa primeira etapa irão retomar crianças de três anos e alunos da Educação Especial.

A pasta afirmou que, com retorno às aulas presenciais, as unidades escolares reorganizaram as turmas em dois grupos, cada um deles com, no máximo, 50% do total de alunos. Nas unidades dos Creis, a organização dos grupos se dará da seguinte forma: cada turma será dividida em dois grupos, A e B, com alternância semanal no atendimento presencial.

Na semana do atendimento presencial do grupo A, o grupo B estará com atividades lúdicas/pedagógicas em casa, orientadas pelo professor. Na semana seguinte, acontecerá o inverso, com atendimento presencial para o grupo B.

Educação Especial
O atendimento ocorrerá, durante toda a primeira etapa, de forma individualizada pelo professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE), com prévio agendamento pelo professor, com supervisão da equipe de especialistas.

O tempo máximo de permanência na unidade será de duas horas, incluindo o lanche, o atendimento na sala do AEE e com os cuidadores. Após a conclusão de todas as etapas, os horários de atendimento serão reorganizados conforme a realidade de cada escola.

Protocolos
A sinalização nas unidades de ensino já começa da parte de fora com sinalizações horizontais. Na porta, será feita a higienização das mãos e a aferição de temperatura. São procedimentos obrigatórios.

Após higienização, os alunos devem entrar e seguir as sinalizações horizontais que indicam os sentidos.

Nos Creis, a criança irá se despedir do responsável na porta, que não entra na unidade. Nas salas de aula, mesas e cadeiras devem ser usadas de maneira intercalada, garantindo o distanciamento.

A merenda será servida em sala de aula, evitando aglomeração das crianças nos refeitórios. A lavagem das mãos deve seguir sendo incentivada. Em diversos ambientes é possível encontrar dispenser de álcool em gel, além cartazes educativos.

Uso de máscaras
O uso da máscara também será obrigatório. Para os estudantes com deficiência, o uso deverá acontecer de acordo com a necessidade apontada por uma avaliação individualizada, de acordo com o laudo médico do estudante.

O procedimento de higienização e a troca das máscaras e de outros eventuais equipamentos de proteção deverão ser feitos pelo profissional de apoio antes do atendimento a cada novo estudante.

Confira o calendário de retorno:

  • 16/08 – Educação Especial / Creis (3 anos)
  • 01/09 – Creis e Escolas (4 a 5 anos)
  • 08/09 – 1° e 2° anos do Ensino Fundamental/ Ciclos I e II do EJA
  • 15/09 – 3° ao 5° anos do Ensino Fundamental
  • 22/09 – 6° e 7° anos do Ensino Fundamental / Ciclos III e IV do EJA
  • 29/09 – 8° e 9° anos do Ensino Fundamental / Creis (2 anos e berçário)

Semanas alternadas

CREIS

  • 1° Semana – Grupo A
  • 2° Semana – Grupo B

Pré-escola/Anos Iniciais e finais/EJA

  • 1ª Semana –
  • Grupo A: segundas, quartas e sextas (presencial); terças e quintas (remoto)
  • 2ª Semana –
  • Grupo B: segundas, quartas e sextas (presencial); terças e quintas (remoto)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

15 − sete =