A Receita Federal informou que a partir das 10 horas desta sexta-feira (23), estará disponível para consulta o segundo lote de restituição do Imposto de Renda 2023. Esse lote inclui não apenas as restituições referentes ao ano corrente, mas também aquelas relacionadas a exercícios anteriores.
Na Paraíba, um total de 54.575 contribuintes terá o crédito bancário realizado no dia 30 de junho, somando um valor total de R$ 90.937.029,77. É importante ressaltar que alguns contribuintes possuem prioridades no recebimento das restituições.
No caso do Imposto de Renda 2023, as prioridades são atribuídas a diferentes grupos. São eles: 246.013 contribuintes idosos acima de 80 anos, 2.464.031 contribuintes entre 60 e 79 anos, 163.859 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou que possuam moléstia grave, 1.052.002 contribuintes cuja principal fonte de renda é o magistério e 204.020 contribuintes que, embora não tenham prioridade legal, receberam prioridade por terem utilizado a Declaração Pré-preenchida ou optado pelo recebimento da restituição via PIX.
Para saber se a restituição está disponível, os contribuintes devem acessar a página da Receita Federal na internet, no endereço www.gov.br/receitafederal. Na página, é necessário clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”. Lá, serão encontradas orientações e os canais de atendimento para consulta simplificada ou completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, que pode ser acessado no e-CAC. (Confira o passo a passo abaixo)
Caso seja identificada alguma pendência na declaração, os contribuintes podem realizar retificações para corrigir informações equivocadas. Além disso, a Receita Federal disponibiliza um aplicativo para tablets e smartphones, que permite consultar diretamente nas bases da instituição informações sobre a liberação das restituições do IRPF (Imposto de Renda de Pessoa Física) e a situação cadastral de um CPF.
O pagamento da restituição é realizado na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda, de forma direta ou por meio da indicação de chave PIX. É importante ressaltar que, caso o crédito não seja realizado por algum motivo, como a desativação da conta informada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até 1 (um) ano no Banco do Brasil.
Com o início da consulta do segundo lote de restituição do Imposto de Renda 2023, os contribuintes devem ficar atentos e verificar se possuem valores a receber. É fundamental seguir as orientações da Receita Federal para garantir o recebimento adequado e aproveitar os recursos restituídos.
Passo a Passo
O site da Receita Federal não exige muitos dados, então a consulta pode ser realizada rapidamente. Veja abaixo:
- Acesse a página:Abra o navegador e acesse a página Consulta Restituições IRPF;
- Informe os dados:Digite seu CPF, data de nascimento, escolha o ano de consulta e digite os caracteres. Feito isso, clique no botão “Consultar” para visualizar os resultados sobre sua declaração e a possível restituição
Como consultar a restituição pelo aplicativo
A restituição do Imposto de Renda também pode ser consultada pelo aplicativo Pessoa Física, disponível gratuitamente para Android e iPhone (iOS). Confira:
1. Com o aplicativo aberto, toque no menu (três linhas empilhadas) no canto superior esquerdo e depois em “Consulta Restituição”;
2. Digite seu CPF, escolha o ano referente à consulta e toque em “Consultar” para visualizar as informações.
Qual o calendário para os pagamentos da restituição?
A ordem dos pagamentos é determinada com base nas datas que o Imposto de Renda foi enviado. Ou seja, aqueles que fizeram a declaração mais cedo serão os primeiros a receber a restituição. No entanto, pessoas com mais de 60 anos ou deficientes têm prioridade.
Em 2022, o valor poderá ser recebido via Pix, mas apenas o CPF pode ser usado como chave — e-mails, telefones ou chaves aleatórias não são aceitos.
Confira abaixo o calendário de restituição do IRPF 2022:
Confira abaixo o calendário de restituição do IRPF 2022:
Lote | Data da liberação |
---|---|
Primeiro lote | 31 de maio |
Segundo lote | 30 de junho |
Terceiro lote | 29 de julho |
Quarto lote | 31 de agosto |
Quinto lote | 30 de setembro |
Com informações: Gov.Br