Quiosques são notificados e hotel embargado por despejar esgoto no mar em João Pessoa
O saldo das fiscalizações realizadas pela Sudema na Praia de Cabo Branco em João Pessoa nesta segunda-feira (13) rendeu autuações e embargos. Quatro locais foram flagrados despejando esgoto de forma clandestina nas praias da capital paraibana, segundo informações do órgão.
Durante a manhã, um quiosque foi autuado e embargado, enquanto dois outros quiosques foram notificados. À tarde, um hotel no Cabo Branco também foi embargado e autuado em flagrante por despejo de esgoto nas praias. A Sudema explicou que além das notificações e multas aplicadas, está sendo aberto um processo criminal por crime ambiental.
Segundo a Sudema, foram descobertas ligações clandestinas de esgoto que estão indo parar nas galerias de água pluvial, destinadas exclusivamente para água da chuva. Esses locais estão recebendo água contaminada de esgotos, o que constitui uma grave violação ambiental.
As fiscalizações tiveram início na semana passada e já resultaram em autuações. Na orla da capital, dois bares receberam multas, sendo uma no valor de R$ 20.000 e duas no valor de R$ 10.000 cada. Além das multas, os estabelecimentos terão que responder a processos criminais.
A Secretaria de Meio Ambiente de João Pessoa recebeu, nos primeiros três meses deste ano, 127 denúncias de despejo clandestino de esgoto nas praias da cidade. A população pode denunciar essas práticas por meio de telefone 83 3213-7012, aplicativo João Pessoa na Palma da Mão ou WhatsApp 83 3218-9208, disponibilizados pela prefeitura.
A Sudema afirmou que continuará o trabalho de fiscalização e utilizará equipamentos para identificar a origem do despejo de esgoto nas praias, especialmente na região de Cabo Branco em João Pessoa.
Portal T5