O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse hoje que não acredita em um golpe do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) nas eleições do ano que vem. Para o presidenciável petista, quem vencer não “precisa dele para passar a faixa”.

As declarações do ex-presidente, publicadas em seu Twitter nesta manhã, se dão em meio a ataques de Bolsonaro ao sistema eleitoral e ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral), com informações falsas.

Lula, presidenciável para 2022, tem subido o tom contra o presidente. “Bolsonaro tem medo porque sabe que vai perder e, ele perdendo, tem medo de ser preso”, declarou, em entrevista à emissora alemã ARD nesta semana.

Nas últimas semanas, Bolsonaro tem intensificado seus ataques ao sistema eleitoral brasileiro, com informações falsas e já desmentidas contra as urnas eletrônicas e em apoio ao voto impresso.

Em entrevista na última quinta (5), o presidente voltou a ofender ministros do STF, em especial Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso, e ameaçou sair “das quatro linhas da Constituição”.

“A hora dele [Moraes] vai chegar. Porque ele está jogando fora das quatro linhas da Constituição há muito tempo. Não pretendo sair das quatro linhas para questionar essas autoridades, mas acredito que o momento está chegando”, disse o presidente. “Não dá para continuarmos com ministro arbitrário, ditatorial”, completou ele em entrevista à Rádio 93 FM, do Rio de Janeiro.

Na última sexta (6), o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), declarou que enviará a votação da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 135/19, que torna obrigatório o voto impresso, ao plenário, mesmo após a derrota em comissões.

Ao enviar o projeto, no entanto, Lira decidiu mandar uma mensagem ao presidente. “Não contem comigo com qualquer movimento que rompa ou macule a independência e a harmonia entre os Poderes”, disse o deputado, que citou o “botão amarelo”, em referência velada às dezenas de pedidos de impeachment de Bolsonari que estão parados na sua mesa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

3 + 4 =