Bloco Principal 2

Presidente do Banco do Brasil pretende integrar liberação de crédito com educação fiscal e financeira

 

Tarciana Medeiros tem 23 anos de trajetória no Banco do Brasil. Em 2023, assumiu a presidência da instituição, se tornando a primeira mulher a presidir o banco público desde que a instituição foi fundada, em 1808. A história de Tarciana é marcada por conquistas como essa. E o percurso feito até aqui descreve as ações já almejadas por ela para a gestão. “Pretendemos não só tratar de crédito, mas da inclusão financeira, que passa também pela educação financeira. Temos diversos projetos que serão colocados em pauta para o cliente entender como ele gasta e como investe, tudo isso em várias etapas”, declara a paraibana, colocando a educação como foco do seu projeto.

Diante dos números, Tarciana Medeiros faz o recorte estadual e explica que das mais de 50 mil pessoas jurídicas cadastradas na Paraíba, 22 mil são lideradas por mulheres.

Durante a gestão no Banco do Brasil, a presidente pretende um olhar mais focado nos micros e pequenos empreendedores. “Temos diversos projetos que serão colocados em pauta para educar esse cliente a entender como ele gasta, que momento ele gasta e como ele investe”, explica Tarciana.

Agência do Banco do Brasil fechada em João Pessoa — Foto: Walter Paparazzo/G1

Agência do Banco do Brasil fechada em João Pessoa — Foto: Walter Paparazzo/G1

Fechamento de agências

 

Nos últimos anos, a Paraíba observou um movimento de fechamento de agências físicas e a realização de fusão entre agências no estado. Com o grande avanço no ambiente virtual, Tarciana Medeiros afirma que o Banco do Brasil precisa estar onde o cliente está.

“Se o cliente precisar de um atendimento físico, a gente vai oferecer. Se ele nos procurar virtualmente, nós precisamos apresentar soluções disponíveis no meio virtual”, garante a presidente. Segundo ela, a Paraíba tem a maior rede de agências no país.

Questões econômicas

 

Após um cenário de fechamento de empresas, durante os anos de maior agravamento da pandemia da Covid-19, a presidente se mostra confiante quanto à retomada da economia brasileira.

“Temos uma visão bem otimista em relação aos próximos anos no país. 2023, pra nós, já é um ano de virada. Estamos em um momento em que diversas empresas estão sendo abertas, e temos percebido os empreendedores em busca de expandir seus negócios. Nós precisamos estar preparados para o que o cliente precisa”, afirma a presidente.

Em seu discurso de posse, Tarciana Medeiros falou sobre o compromisso de continuar a entregar resultados sustentáveis para os acionistas e, ao mesmo tempo, manter a relevância na vida dos brasileiros.

Para estabalecer um equilíbrio entre os interesses dos acionistas e clientes, e continuar oferecendo o que o cliente busca e necessita, a presidente pretende intensificar ações já realizadas pelo Banco do Brasil no dia a dia, e intensificar a discussão sobre conciiar ações sociais e comerciais, estabelecendo um fomento à cadeia de produção.

Lula e Tarciana Medeiros — Foto: Adriano Machado/Reuters

Lula e Tarciana Medeiros — Foto: Adriano Machado/Reuters

Tarciana Medeiros, a primeira mulher a presidir o Banco do Brasil em mais de 200 anos — Foto: Divulgação/Banco do Brasil

Tarciana Medeiros, a primeira mulher a presidir o Banco do Brasil em mais de 200 anos — Foto: Divulgação/Banco do Brasil

‘Importância de se educar e libertar uma mulher’

 

Para a presidenta, o dia 8 de março é para refletir e lembrar de tantas mulheres que lutaram para que as mulheres tivessem acesso à educação, ao voto e à dignidade. “Falta muito para a sociedade evoluir, mas o dia 8 de março traz isso para nós, a lembrança da luta de mulheres por maiores condições de vida e de trabalho”, desabafa.

Ainda com foco no trabalho e na educação, Tarciana credita às mulheres fortes da sua vida que a influenciaram e incentivaram.

“As mulheres precisam se preparar, estudar, se capacitar, sonhar, se planejar e acreditar nos sonhos, porque podem, sim, se tornar realidade, com planejamento, com estudos, com dedicação. Venho de origem muito humilde, mas tenho plena consciência da posição que ocupo, e sei da importância dessa posição, que traz muito significado. Só que não pode ficar só na questão simbólica da nomeação […] Tenho certeza que eu só sou a primeira de várias. E eu sei da importância de se educar e libertar uma mulher.”

G1PARAÍBA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
slot gacor hari ini
situs slot luar negeri