Bloco Principal 1

Prefeitura realiza neste sábado aula inaugural do Projeto Code

 

A Prefeitura de João Pessoa realiza neste sábado (6) a aula inaugural do Projeto Programação para Jovens de Futuro (Code). Participarão cerca de 700 alunos monitores das 61 escolas do Ensino Fundamental II, da Rede Municipal, selecionadas para a primeira etapa, e tutores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Instituto Federal da Paraíba (IFPB). A aula acontece das 7h30 às 12h30, na Escola Índio Piragibe, em Mangabeira.

De acordo com Elisson Dutra, chefe do Departamento de Formação, Programação e Robótica da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), o evento deste sábado é para explicar toda a logística e a forma de funcionamento do projeto e a sua importância na vida de cada um envolvido. “Conforme a programação, das 10h ao meio dia, os alunos monitores vão para as salas de aula para o alinhamento técnico com os tutores e coordenadores pedagógicos. Após a aula inaugural, o Code será iniciado nas escolas”, detalhou.

Ele ressaltou que o Code é um projeto realizado pela Prefeitura de João Pessoa, através das Secretarias de Educação e Cultura e Ciência e Tecnologia (Secitec), em parceria com a Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba (Funetec-PB) e tem como parceiros a UFPB e o IFPB.

“Ele é voltado para alunos do Ensino Fundamental II, do 6º ao 9º ano, compreendendo a faixa de 11 a 16 anos. São 11 mil vagas com 6.455 alunos inscritos, sendo 573 monitores e 143 tutores. Temos mil vagas para monitores. As vagas estão abertas para o caso de abertura de novas inscrições”, acrescentou.

Elisson Dutra destacou que o primeiro edital do Projeto Code foi lançado em março deste ano e o resultado publicado este mês, com o objetivo de integrar o ensino de programação nas escolas do Ensino Fundamental do Município de João Pessoa.

“Um outro edital está previsto para ser lançado no segundo semestre. Trata-se de um projeto de grande importância por trazer o pensamento computacional aos alunos e acesso a lógica de programação, e desenvolvimento de habilidades como raciocínio lógico, trabalho em equipe, empreendedorismo e criatividade”, reforçou, informando que o monitor selecionado recebe uma bolsa mensal de R$ 300 e tutor R$ 700”, salientou.

A coordenação do projeto disponibiliza um e-mail (code.duvida@funetec.com.) para responder dúvidas ou prestar informações sobre o processo seletivo do Projeto Code.

  • Texto: Djane Barros
    Edição: Andrea Alves
    Fotografia: Assessoria

  • Secretarias

    SECITEC SEDEC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
slot gacor hari ini
situs slot luar negeri