Compartilhe e nos ajude a continuar com o projeto

A Prefeitura de João Pessoa lançou, na manhã desta terça-feira (9), sua campanha ‘Novembro Azul Sempre’, mês que marca o combate ao câncer de próstata. Durante o evento, que aconteceu no Hospital Municipal Santa Isabel, o prefeito Cícero Lucena anunciou que os homens a partir dos 50 anos poderão realizar seu exame PSA no mês de aniversário, assim como ocorre com as mulheres a partir dos 40 anos para a prevenção do câncer de mama.

“Estamos trabalhando para zerar a fila de demanda reprimida e vamos fazer campanhas de conscientização. A mulher no mês do seu aniversário, com a idade acima de 40 anos pode realizar o exame de câncer de mama, e o homem acima de 50 anos, terá a oportunidade de fazer o exame PSA de forma preventiva. Da mesma forma, por sugestão do nosso secretário de Saúde, Fábio Rocha, nós vamos adotar para ambos os sexos o exame de sangue oculto, que é um dos caminhos para a prevenção e identificação do câncer colorretal. Esse é o compromisso que a Prefeitura assume de cuidar das questões emergenciais e planejar um futuro melhor”, disse Cícero Lucena.

Durante o evento de lançamento do ‘Novembro Azul Sempre’, o prefeito anunciou também a realização de um ‘Dia D’ com um grande mutirão onde a população poderá fazer até 400 exames e consultas médicas. A ação será no dia 20 de novembro, também no Hospital Santa Isabel. O secretário Fábio Rocha falou da importância da prevenção para o tratamento do câncer de próstata.

“Do ponto de vista prático e teórico é muito melhor prevenir do que tratar. E se nós pegarmos doenças que podem evoluir para uma fase mais grave, quanto mais cedo diagnosticarmos, mais barato, menos traumático e mais eficiente fica. Em alguns casos, a recuperação do paciente pode chegar até 100%”, falou.

Participaram do evento o vereador Bruno Farias; o secretário de Comunicação, Marcos Vinícius; além da secretária executiva de Saúde, Rossana Sá.

Alerta – De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), a estimativa é de que, até o final de 2021, mais de 65 mil pessoas sejam diagnosticadas com câncer de próstata. Mas, a pior notícia é que a doença causa, aproximadamente, 15 mil mortes por ano.

Compartilhe e nos ajude a continuar com o projeto

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

três × quatro =