Com foco em cuidar do bem estar e saúde da população, a Prefeitura de João Pessoa oferta o exame do Antígeno Prostático Específico (PSA) para homens a partir dos 50 anos de idade. Durante a campanha ‘Novembro Azul’, em combate ao câncer de próstata, a rede municipal de saúde está disponibilizando 3 mil exames de PSA para este público.

O PSA é utilizado, principalmente, para rastreamento do câncer de próstata em homens assintomáticos, sendo também um dos primeiros exames realizados em homens que apresentam sintomas que podem ser causados por esse tipo de doença. O procedimento também é importante no monitoramento do câncer de próstata durante e após o tratamento.

De acordo com o coordenador de Saúde do Homem de João Pessoa, Késsio Brito, realizar exames de triagem, como o PSA, tem sido a estratégia mais eficaz para rastreamento oportuno. “Os homens ainda apresentam grande resistência em exames clínicos, como o toque retal, e esse método mais simples, através da coleta de sangue, consegue diagnosticar mais de 80% dos casos de câncer de próstata em estágios iniciais”, afirmou.

Novembro Azul Sempre – Por meio da campanha ‘Novembro Azul Sempre’, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) incentiva que os homens residentes na Capital façam o PSA no mês de seu aniversário. Podem realizar o exame, o homem que tiver a partir de 50 anos ou a partir dos 45 anos, se tiver histórico de câncer de próstata na família.

Mensalmente, a rede municipal de saúde disponibiliza 1,5 mil exames de PSA. Para ter acesso, o cidadão deve procurar sua Unidade de Saúde da Família (USF) de referência. No caso das unidades em que não há sala de coleta, os usuários podem se dirigir ao Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI), localizado na Praça Caldas Brandão, no bairro de Tambiá.

Cuidado integral – Além do exame de PSA, por meio da rede municipal de saúde, os cidadãos também têm acesso a outras ações de prevenção ao câncer de próstata e de pênis, ultrassom da próstata e realização de vasectomia por demanda espontânea no Hospital Santa Isabel.

O coordenador de Saúde do Homem de João Pessoa, Késsio Brito, orienta que realizar consultas médicas anualmente favorecem o diagnóstico precoce do câncer de próstata e de outras doenças nos homens. “É sempre bom lembrar que cada caso precisa ser analisado individualmente e, portanto, a necessidade de atendimento com o médico”, destacou.

Ainda na assistência à saúde da população masculina, a Prefeitura de João Pessoa oferta diversas ações de rotina de Atenção Básica como vacinação, testagem, exames básicos, atendimento médico e odontológico, além do pré-natal do pai, voltado para os parceiros das gestantes.

Fonte: ClickPB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

três × quatro =