Compartilhe e nos ajude a continuar com o projeto

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), João Pessoa registrou 1.190 novos casos de câncer de pele em 2020. Neste mês, as ações de prevenção à doença são colocadas em prática por meio da campanha ‘Dezembro Laranja’. A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), oferece todos os cuidados para a população na prevenção e tratamento do câncer de pele.

A dermatologista Larissa Wanderley, que trabalha na Rede de Saúde da Capital, explicou que existem dois tipos de câncer de pele: o melanoma e o não-melanoma. Segundo ela, para evitar ter a doença, alguns cuidados importantes precisam ser tomados, como o excesso de exposição ao sol e uso de protetor solar.

“É importante evitar exposição direta e prolongada ao sol, principalmente do período das 10h às 14h, que tem maior incidência de raios UVB e maior chance de queimaduras solares. Porém, os raios UVA, que são os maiores responsáveis pelo envelhecimento da pele e o câncer, agem o dia todo. Também é importante usar filtros solares com fator de proteção acima de 30 diariamente, reaplicando a cada 2 horas, usar óculos, roupas e chapéus que têm fatores de proteção solar, além de se abrigar em sombrinhas na praia”, destacou.

A especialista alerta, que em caso de aparecimento de manchas ou feridas na pele, a pessoa deve procurar a unidade de saúde da família mais próxima de casa para um primeiro atendimento. No local, o paciente será avaliado e encaminhado para a rede especializada.

“Os pacientes que tiverem algum problema de pele devem procurar uma unidade de saúde da família, onde será avaliado por um clínico geral. Dependendo da suspeita, o paciente é encaminhado para uma das Policlínicas para receber atendimento de um dermatologista”, explicou.

Números alarmantes – De acordo com estimativa do INCA, devem ser registrados 625 mil novos casos de câncer de pele no Brasil neste ano.

Compartilhe e nos ajude a continuar com o projeto

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

5 + oito =