Compartilhe e nos ajude a continuar com o projeto

A Prefeitura de João Pessoa instalou mais oito novas câmeras de monitoramento na cidade, as quais serão ativadas nesta quarta-feira (1º). Elas serão utilizadas pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) para fiscalização do trânsito em pontos considerados estratégicos no Varadouro, Manaíra, Torre, Penha, Brisamar, Colinas do Sul e Centro, segundo informações obtidas.

Essa nova implantação aumenta para 93 o número de equipamentos que poderão ser observados tanto pelos agentes de mobilidade integrantes do Centro Operacional de Trânsito e Transporte (COTT), quanto pela população em geral, através do APP Monitora Jampa. Segundo George Morais, superintendente da Semob-JP, os novos locais foram escolhidos após avaliação técnica, levando-se em consideração aspectos como segurança e ocorrência de trânsito.

“Seguindo a política de investimento para garantir a segurança viária também através da tecnologia, em menos de um ano, passamos de 70 para 93 câmeras. São equipamentos modernos, com qualidade full HD e alcance no raio de até 600 metros. Estamos em constante avaliação, observando as necessidades de João Pessoa, para garantir a segurança de todos que formam o trânsito. Estes oito aparelhos foram colocados em locais que apresentaram problemas, como elevado índice de acidentes e infrações de trânsito, além disso, também estamos atendendo anseios dos próprios moradores”, afirma George Morais.

Locais onde os novos equipamentos foram instalados:

1 – Parque Solon de Lucena x Rua Desembargador Souto Maior (plataformas da Lagoa – Centro)

2 – PB-008 (Entrada para praia da Penha)

3 – Praça Antenor Navarro (Varadouro)

4 – Avenida Senador Rui Carneiro x Rua Prefeito José Leite (Brisamar)

5 – Rua Joaquim Monteiro da Franca x Rua do Arco (Terminal do Colinas do Sul)

6 – Avenida Beira Rio x Rua Clemente Rosas (Torre)

7 – Avenida Nego x Avenida Nossa Senhora dos Navegantes (Manaíra)

8 – Praça Napoleão Laureano (Varadouro)

COTT

Todas as câmeras de responsabilidade da Semob-JP são monitoradas por agentes do COTT. Eles trabalham em regime de plantão, todos os dias, entre 6h e 00h. Além de observarem o fluxo dos veículos e fiscalizarem infrações, eles também acionam órgãos parceiros quando há ocorrências emergenciais, a exemplo do Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Energisa, Polícia Militar, e, ainda, equipes da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), Secretaria de Meio Ambiente (Semam), Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Defesa Civil, Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb) e Secretaria de Infraestrutura (Seinfra).

App Monitora Jampa

Usuários dos sistemas Android e IOS, podem conferir as imagens, em tempo real e de forma gratuita, das 93 localidades de João Pessoa, que possuem câmeras da Semob-JP. Ao acessarem, símbolos de câmeras na cor verde indicam que as imagens estão liberadas, já na cor amarela, sinalizam que o acesso está indisponível por estarem em uso para fiscalização, através dos agentes que integram o COTT.

 

Compartilhe e nos ajude a continuar com o projeto

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

5 + cinco =