Levantamento feito pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), mostra que o preço médio do litro da gasolina caiu, em média, R$ 0,20 nos postos de combustíveis na segunda semana após o ajuste de preços da Petrobras às refinarias, depois que a Petrobras anunciou a redução dos preços dos combustíveis no último dia 16,
Essa é a primeira mudança depois que a Petrobras anunciou o fim da política de paridade de importação (PPI), que guiava os preços dos combustíveis desde 2016. Com a PPI, o receituário oficial de preços era orientado pelas flutuações do preço do barril de petróleo no mercado internacional e pela cotação do dólar. Agora, a empresa diz que levará em conta o “custo alternativo do cliente, como valor a ser priorizado na precificação”, e o “valor marginal para a Petrobras”.
De acordo com a Petrobras. a redução do preço da Petrobras tem como objetivos principais a manutenção da competitividade dos preços da companhia frente às principais alternativas de suprimento dos seus clientes e a participação de mercado necessária para a otimização dos ativos de refino em equilíbrio com os mercados nacional e internacional.
PARAÍBA.COM.BR