Por que João Pessoa é a ‘porta do sol das Américas’? Capital é enredo da Dragões da Real no carnaval 2023
As belezas naturais da capital paraibana João Pessoa serão destaque no Carnaval 2023 de São Paulo. O nascer do sol da cidade, primeiro a acontecer no continente americano a cada dia, inspirou a escola de samba “Dragões da Real”, que terá 2,3 mil pessoas desfilando em 18 de fevereiro, com homenagens a João Pessoa, no ritmo de um samba-enredo temático.
O tema do desfile da Dragões da Real será “Paraíso Paraibano – João Pessoa, A Porta do Sol das Américas”. A escola será a última a desfilar no sábado de Carnaval e deve passar pelo Anhembi já no amanhecer do domingo (19) – o que também terá relação com a capital paraibana, cidade onde o sol nasce primeiro.
Karine Grum, rainha da bateria da Dragões da Real — Foto: Fabio Tito/g1
Mas, afinal, por que João Pessoa é considerada “a porta do sol das Américas”? O g1 explica.
João Pessoa é conhecida por ser o lugar a receber os primeiros raios solares no Brasil. A cidade de 437 anos tem parte de seu território no ponto mais oriental das Américas, e o local onde o sol nasce primeiro, segundo o professor e doutor em geografia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Alexandre dos Santos Souza, é a praia do Seixas.
Especialistas explicam que alguns arquipélagos e ilhas que não estão ligados a porções continentais da costa nordestina, como Fernando de Noronha, em Pernambuco, recebem raios solares primeiro. Mas, na maior parte dos dias do ano, a capital paraibana João Pessoa é a primeira a ver o nascer do sol.