Bloco Principal

Por que João Pessoa é a ‘porta do sol das Américas’? Capital é enredo da Dragões da Real no carnaval 2023

 

 

As belezas naturais da capital paraibana João Pessoa serão destaque no Carnaval 2023 de São Paulo. O nascer do sol da cidade, primeiro a acontecer no continente americano a cada dia, inspirou a escola de samba “Dragões da Real”, que terá 2,3 mil pessoas desfilando em 18 de fevereiro, com homenagens a João Pessoa, no ritmo de um samba-enredo temático.

O tema do desfile da Dragões da Real será “Paraíso Paraibano – João Pessoa, A Porta do Sol das Américas”. A escola será a última a desfilar no sábado de Carnaval e deve passar pelo Anhembi já no amanhecer do domingo (19) – o que também terá relação com a capital paraibana, cidade onde o sol nasce primeiro.

Karine Grum, rainha da bateria da Dragões da Real — Foto: Fabio Tito/g1

Karine Grum, rainha da bateria da Dragões da Real — Foto: Fabio Tito/g1

 

Mas, afinal, por que João Pessoa é considerada “a porta do sol das Américas”? O g1 explica.

João Pessoa é conhecida por ser o lugar a receber os primeiros raios solares no Brasil. A cidade de 437 anos tem parte de seu território no ponto mais oriental das Américas, e o local onde o sol nasce primeiro, segundo o professor e doutor em geografia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Alexandre dos Santos Souza, é a praia do Seixas.

Especialistas explicam que alguns arquipélagos e ilhas que não estão ligados a porções continentais da costa nordestina, como Fernando de Noronha, em Pernambuco, recebem raios solares primeiro. Mas, na maior parte dos dias do ano, a capital paraibana João Pessoa é a primeira a ver o nascer do sol.

Por isso, João Pessoa pode, sim, ser considerada a cidade continental onde o sol nasce primeiro.

O professor de física, mestre em cosmologia e astrônomo, Felipe Sérvulo, explica que o fenômeno acontece porque a Terra gira no sentido oeste-leste, e o sol nasce no leste e se põe no oeste. Por ser a cidade, geograficamente, mais a leste nas Américas, João Pessoa vai recebendo os raios solares à medida que eles vão “nascendo”.

Amanhecer em João Pessoa em outubro de 2022 — Foto: TV Globo/Reprodução

Amanhecer em João Pessoa em outubro de 2022 — Foto: TV Globo/Reprodução

 

Algumas variações, no entanto, podem ocorrer ao longo do ano devido ao eixo de inclinação da Terra. Justamente por isso, em alguns dias, o sol nasce primeiro na região de Ponta das Pedras, em Goiana, Pernambuco, e não em João Pessoa, na Paraíba.

“O nascer do sol varia com algumas condições. No Solstício de verão para o Hemisfério Sul, por exemplo, o sol chega primeiro em alguns locais do que no Hemisfério Norte. Inclusive, tem locais do planeta que sequer recebem sol durante alguns dias ou meses”, explica Felipe Sérvulo.

Por conta dessa variação, inclusive, João Pessoa receberá os primeiros raios solares do sábado de Carnaval cerca de 20 segundos depois de localidades mais ao sul, como Ponta das Pedras, Pernambuco, e Pitimbu, Paraíba. A pedido do g1, Felipe Sérvulo calculou com a ajuda de softwares o horário do nascer do sol na capital paraibana no dia 18 de fevereiro de 2023: 5h23min28s.

Cálculo do nascer do Sol em João Pessoa, PB, no dia 18 de fevereiro de 2023 — Foto: Reprodução/Suncalc

Cálculo do nascer do Sol em João Pessoa, PB, no dia 18 de fevereiro de 2023 — Foto: Reprodução/Suncalc

 

Já no domingo (19), quando a Dragões da Real deve desfilar nas primeiras horas da manhã, o sol deve nascer na capital paraibana às 5h23min34s, cerca de 31 segundos depois de nascer em localidades pernambucanas. Ainda segundo Felipe Sérvulo, somente a partir do dia 17 de março João Pessoa deve começar a receber os primeiros raios de sol.

“A medida em que a Terra se aproximar do dia do equinócio (momento em que a Terra receberá os raios de sol de forma paralela à linha do equador), neste caso, no equinócio de outono, João Pessoa começará a receber os primeiros raios de Sol da América, permanecendo assim até o final de setembro, quando o ciclo recomeça”, afirmou.

Ainda pelos cálculos do professor, João Pessoa recebe o sol primeiro na maior parte do ano, por cerca de 197 dias.

G1PARAÍBA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo