Curiosamente, é muito comum conhecermos pessoas que amam o cheiro de gasolina. O gosto peculiar, por incrível que pareça, possui uma explicação científica.
Da mesma forma que existem pessoas que acham o cheiro do combustível em questão agradável, também há aqueles que não gostam e, inclusive, chegam até mesmo a sentir náuseas quando são expostas ao aroma.
Porém, se você faz parte do “time” que adora o cheiro de gasolina, mas sempre se perguntou o motivo para tal, siga conosco nesta matéria e sane todas as suas dúvidas sobre o gosto ímpar.
Dentre dos ingredientes que compõem a gasolina, esta o benzeno. A substância faz com que os níveis de octanagem fiquem maiores e, como resultado, o combustível passa a ter uma eficiência maior, além de melhorar o desempenho do motor do automóvel.
Naturalmente, o benzeno possui um cheiro mais adocicado, que pode ser sentido por pessoas com olfato mais aguçado. O cheiro é tão forte que pode ser sentido até mesmo em pequenas quantidades. A substância costuma evaporar rapidamente, sendo possível sentir seu aroma de forma instantânea no ambiente.
Gostar do cheiro de gasolina é muito comum
Como citado há pouco, muitas pessoas adoram o cheiro do combustível, com o gosto sendo mais comum do que muitos imaginam. Durante muitos anos, o benzeno foi adicionado em alguns produtos que consumimos, como loção pós-barba e duchas, visando trazer um aroma mais doce para o produto.
O componente também foi amplamente utilizado como solvente para criar café descafeinado. No entanto, a utilização da substância não perdurou por muito tempo, tendo em vista que foi constatado que o benzeno é químico cancerígeno e bem perigoso quando inalado em concentrações muito altas.
Logo, mesmo que você adore sentir o cheiro do benzeno enquanto abastece seu carro, é de suma importância evitá-lo, pois ele pode ser prejudicial à saúde.
Por que as pessoas gostam do aroma?
A gasolina é um produto composto por diversos ingredientes, como lubrificantes, descongelantes, compostos químicos, agentes antiferrugem e muitos outros. Todos esses componentes fazem com que o cheiro da gasolina seja único. Contudo, isso não explica o fato das pessoas gostarem. Mas existem duas teorias para isso:
- 1. Ativando memórias
A primeira delas aponta que o nosso olfato pode trazer algumas lembranças à nossa memória quando sentimos um cheiro familiar, fazendo com que você “volte no tempo” e sinta uma sensação nostálgica.
- 2. Efeito entorpecente
Já a segunda está no fato do benzeno proporcionar gatilhos aos receptores nervosos do nosso corpo, uma vez que, obviamente, o inalamos pelo nariz, trazendo uma leve sensação de euforia.
canalconsultapublica.com.br