Bloco PrincipalBrasilEconomia

Pix é ferramenta estratégica e precisa continuar sob gestão do Banco Central, diz Galípolo

O presidente do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, afirmou nesta quarta-feira (6) que o Pix é uma ferramenta estratégica e crítica para o Brasil, destacando a importância de que o sistema continue sendo uma infraestrutura pública sob gestão da autoridade monetária. A declaração foi dada durante o evento Blockchain Rio, no momento em que o meio de pagamento passa a ser mencionado em investigações comerciais dos Estados Unidos contra o Brasil.

Galípolo também defendeu a aprovação da proposta de emenda à Constituição (PEC) que garante autonomia financeira ao BC, argumentando que inovações tecnológicas como o próprio Pix têm pressionado o orçamento da instituição. Segundo ele, o avanço dessas tecnologias demanda investimentos que precisam ser acompanhados de mais liberdade orçamentária.

EUA investigam impactos do Pix

O Pix entrou no radar do governo norte-americano por meio de uma investigação conduzida pelo Escritório do Representante de Comércio dos Estados Unidos (USTR), que alega avaliar práticas consideradas injustas, discriminatórias ou restritivas no setor de serviços de pagamentos eletrônicos no Brasil.

Embora nenhuma autoridade dos EUA, nem o presidente americano, Donald Trump, tenha feito declarações públicas diretas contra o Pix, o relatório do USTR aponta que o Brasil favoreceria soluções desenvolvidas pelo próprio governo, prejudicando a competitividade de empresas norte-americanas. O nome Pix não aparece diretamente nos documentos mais recentes, mas foi citado explicitamente na edição de 2022 do relatório.

Uma hipótese para o interesse dos EUA sobre o uso do Pix seria o fato de que seu surgimento, em 2020, teria reduzido a dependência de bandeiras de cartão de crédito e de big techs, interessadas em soluções de pagamento como o WhatsApp Pay, ferramenta que teve a função de transferência por meio de cartão de débito descontinuada no Brasil no fim de 2024 em favor de outras opções mais populares de pagamento, como o próprio Pix.

SBT News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo