Bloco PrincipalPolicial

PF deve investigar áudio em que militar aliado de Mauro Cid propõe plano de golpe de Estado

Polícia Federal deve pedir a abertura de uma investigação sobre um áudio enviado pelo ex-major do Exército Ailton Barros, aliado de Mauro Cid. Também militar, Mauro Cid foi ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro.

No áudio, Barros propõe um plano de golpe de Estado. Pela mensagem, ele indica que fez a gravação no dia 15 de dezembro do ano passado, a poucos dias de Bolsonaro deixar o mandato.

A mensagem foi enviada de Barros para Cid. A transcrição foi divulgada inicialmente pela CNN Brasil. A TV Globo também teve acesso.

Barros começa explicando o “conceito da operação”:

“Conceito da operação. Então, hoje já é 0h59 de quinta feira, dia 15 de dezembro. É o seguinte: entre hoje e amanhã, sexta feira, continuar pressionando o Freire Gomes [então comandante do Exército] para que ele faça o que ele tem que fazer”, afirmou o ex-major.

Ele continua:

“Até amanhã a tarde, ele [o comandante] aderindo bem, ele faça um pronunciamento. Então, é.. Se posicionando dessa maneira, para a defesa do povo brasileiro. E se ele não aderir, quem tem que fazer esse pronunciamento é o Bolsonaro, para levantar a moral da tropa, que você viu, né, eu não preciso falar, que está abalada, em todo o Brasil”.

Mais adiante, no áudio, Barros afirma que “na segunda-feira tem que ser lida a portaria ou as portarias, o decreto ou os decretos de garantia da lei e da ordem e botar as Forças Armadas, cujo comandante do supremo é o presidente da República, para agir”.

No material obtido pela PF, não aparece se Cid respondeu ao áudio.

Cid e Barros foram presos nesta quarta (2), pela PF, por envolvimento em suposta fraude no cartão de vacinação de Bolsonaro.

Os investigadores já avisaram ao STF que estão analisando o áudio de Barros sobre a proposta de golpe e buscando outras informações no material colhido na operação desta semana para embasar o pedido de investigação.

G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
slot gacor hari ini
situs slot luar negeri