Bloco Destaque 1Bloco Principal 1
Artigos relacionados
Verifique também
Fechar
A Polícia Federal cumpriu uma operação que mirou um esquema de contrabando de soja e milho da Argentina ao Brasil, usando o Rio Uruguai. A investigação identificou que o grupo contrabandeou cerca de 100 mil toneladas de soja e milho desde 2021.
A ação, que bloqueou R$ 80 milhões em contas bancárias, visa combater o contrabando e cumpriu 14 mandados de busca e apreensão no Rio Grande do Sul e Paraná.
Barcos levavam a carga até portos clandestinos em cidades na fronteira entre os dois países, no Rio Grande do Sul. Depois, a soja e o milho eram transportados para algumas empresas que faziam a distribuição no estado. Os grãos eram misturados à produção nacional e, segundo a PF, o esquema movimentou mais de R$ 200 milhões, com emissão de notas falsas por empresas de fachada.
Tal contrabando, além de causar riscos às lavouras brasileiras, também pode causar problemas para a saúde do consumidor. Há risco de pragas nas remessas contrabandeadas e os grãos serem afetados por toxinas, que foram rejeitados na indústria do país de origem, acarretando riscos à saúde do consumidor, mesmo após industrializados.