Bloco DestaqueBrasil

Petrobras fará raio X no fluxo de denúncias de assédio sexual recebidas entre 2019 e 2022; casos chegam a 81

O grupo de trabalho criado pela Petrobras na segunda-feira (3), após a revelação de denúncias de assédio sexual, terá como missão incentivar mulheres que fizeram relatos de abusos a formalizar as denúncias, além de promover um raio X em casos já denunciados por funcionárias na ouvidoria nos quatro últimos anos.

O blog conversou com a nova diretora-executiva de Relacionamento Institucional e Sustentabilidade da Petrobras, Clarisse Coppeti. Ela contou que são 81 denúncias, entre assédio sexual e importunação sexual, feitas à ouvidoria no período de 2019-2022.

A prioridade é aprimorar a comunicação da estatal para que as novas denúncias sejam feitas quanto antes.

Em outra frente, o grupo de trabalho vai fazer um pente fino em casos dos últimos anos.

O grupo de trabalho quer saber o fluxo, o encaminhamento dado a essas denúncias: se foram concluídas as apurações, se foram encaminhadas as autoridades competentes, por exemplo.

Formado por 10 pessoas, sendo oito mulheres e dois homens, o grupo poderá determinar, se achar necessário, que os casos sejam abertos para averiguação.

Segundo diretores da Petrobras ouvidos pelo blog, as denúncias envolvem diferentes áreas da estatal.

A Petrobras quer incentivar mulheres a fazerem novas denúncias para que investigações envolvendo assediadores seja célere e, os culpados após julgados, afastados e demitidos.

A missão de Clarisse Coppeti é dar encaminhamento a todos os casos concretos a autoridades competentes – como Ministério Público.

O Ministério Público do Trabalho (MPT) abriu uma notícia de fato para apurar as denúncias de assédio na Petrobras na esfera trabalhista. A procuradora responsável pela apuração já tem experiência em ações que envolvem empresas do setor de petróleo e gás.

G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
slot gacor hari ini
situs slot luar negeri