Compartilhe e nos ajude a continuar com o projeto

O pré-candidato à Presidência da República pelo Partido dos Trabalhadores, Luiz Inácio Lula da Silva, tem a maior rejeição entre eleitores do Distrito Federal. De acordo com dados da pesquisa exclusiva Metrópoles/Ideia, realizada entre 16 e 21 de junho, 41,8% dos moradores da capital não votariam no petista. O percentual o mantém no topo da aversão do brasiliense, pelo segundo mês consecutivo. Em maio, 44,8% dos moradores da capital declararam que não pretendem votar em Lula.

 

Em segundo lugar, está o atual presidente e pré-candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), com 39,9% de rejeição. Em maio, 38,7% dos brasilienses afirmaram à pesquisa Metrópoles/Ideia que não o reelegeriam.

Ciro Gomes (PDT) vem em seguida, com 15,1%. Ele passa a ocupar essa posição entre os pré-candidatos que o brasiliense não escolheria após a saída de João Doria (PSDB) da disputa presidencial. Doria era o candidato tucano, mas, em 23 de maio, desistiu de participar do pleito.

Atrás de Ciro Gomes, estão Pablo Marçal (Pros), com 5,9%, e Vera Lúcia (PSTU), com 5,2%. José Maria Eymael (DC) tem 5,5%, e Luiz Felipe D’Ávila (Novo), 4,7%. André Janones (Avante) aparece com 5,3%; Simone Tebet (MDB), com 6,2%; Sofia Manzano (PCB), com 4,4%; Leonardo Péricles (UP), com 4,7%; e Luciano Bivar (União), com 4,4%.

Veja:

Intenção de voto

Quando se trata de intenções de voto, Bolsonaro permanece como o preferido dos eleitores do Distrito Federal para o pleito deste ano.

O levantamento Metrópoles/Ideia aponta que 39,1% do eleitorado da capital da República votaria em Bolsonaro para presidente se as eleições fossem hoje. Em segundo lugar, o ex-presidente Lula (PT) tem 34% das intenções de voto.

Bolsonaro e Lula cresceram na pesquisa eleitoral, no período de um mês. No primeiro levantamento Metrópoles/Ideia, de 18 de maio de 2022, o atual mandatário foi indicado por 36% dos eleitores, enquanto o petista tinha a preferência de 29,2%.

Eleições 2022: quem são os pré-candidatos à Presidência da República

Pesquisa

Metrópoles divulgará uma série de pesquisas eleitorais encomendadas pelo portal ao Instituto Ideia. Os levantamentos para aferir a preferência do eleitorado brasiliense serão publicados até a véspera do segundo turno.

Foram entrevistadas 1,2 mil pessoas na faixa etária de 16 anos ou mais, com Título de Eleitor, em todas as regiões administrativas do Distrito Federal, entre os dias 16 e 21 de junho.

A pesquisa quantitativa foi realizada com aplicação de questionário estruturado, por meio de inquérito telefônico, com plano amostral e ponderação quanto a sexo, idade, grau de instrução e nível econômico do entrevistado.

A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%.

metropoles

Compartilhe e nos ajude a continuar com o projeto

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

12 + onze =