Compartilhe e nos ajude a continuar com o projeto

O presidente Jair Bolsonaro tem aprovado praticamente tudo que envia ao Congresso Nacional depois da aliança que celebrou com o Centrão (grupo majoritário de partidos de centro e de direita que participa de todos os governos desde que foi criado, na Assembleia Constituinte, em 1987).

Uma pesquisa realizada pelo portal Congresso em Foco, que tem foco na cobertura de fatos da Câmara dos Deputados e do Senado, revela que o acordo parece ser de conveniência, uma vez que os parlamentares têm visão muito crítica da gestão do presidente Bolsonaro.

A pesquisa aplicada pelo Painel Poder, levantamento trimestral realizado para o Congresso em Foco Analisa, constatou que a maioria dos parlamentares considera o governo Bolsonaro ruim. Não chega a ser péssimo, mas é avaliado como ruim pela maioria de deputados e senadores.

Numa escala de notas de 1 a 5, o governo Bolsonaro fica abaixo da média em todos os quesitos avaliados.

A melhor nota foi obtida no quesito combate à corrupção (2,4); a pior, no quesito relacionamento com o Judiciário (1,77).

Veja o quadro da média das notas atribuídas ao governo:

  • Combate à corrupção: 2,4;
  • Combate à pandemia: 2,34;
  • Economia: 2,36;
  • Educação: 2,3;
  • Melhoria global do país: 2,27;
  • Promoção da democracia: 2,19;
  • Relacionamento com o Congresso: 2,38%
  • Relacionamento com o Judiciário: 1,77%.

Numa análise geral, o resultado desse levantamento no Congresso sugere que a maioria dos parlamentares segue a opinião pública e que libera emendas para suas bases, mas não se vincula em definitivo ao governo. Significa que Bolsonaro não dispõe do apoio político que imagina e que a maioria que o governo tem no Congresso parece frágil.

Na perspectiva eleitoral, a pesquisa indica que o presidente Bolsonaro pode acabar perdendo apoios de partidos e grupos tradicionais durante a campanha, como já ocorreu com outros presidentes da República com popularidade em baixa.

Compartilhe e nos ajude a continuar com o projeto

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

treze + 8 =