A Companhia Paraibana de Gás (PBGÁS) anunciou um reajuste tarifário em média de 4,5% para o gás natural, podendo chegar a 5%, que entrará em vigor a partir de 1º de agosto. A decisão é decorrente do aumento de 6,1% no preço do mix de gás adquirido das supridoras Petrobras, Shell e Galp.
O impacto do reajuste será distribuído de forma diferenciada entre os segmentos. A tarifa média do gás natural no estado da Paraíba terá as seguintes variações: 4,2% para o segmento industrial, 4,6% para os setores cerâmico e mineração, 5,0% para o Gás Natural Veicular (GNV), 5,5% para o Gás Natural Comprimido (GNC), 3,8% para o setor comercial, 2,6% para o residencial, 5,4% para geração distribuída, 3,4% para o poder público e 4,9% para o segmento EBVA (Energéticos de Baixo Valor Agregado).
A nova estrutura tarifária foi apresentada em uma audiência pública realizada nesta sexta-feira (19), com a presença de representantes do segmento industrial e da Agência de Regulação do Estado da Paraíba (ARPB). A ARPB será responsável pela análise da proposta, e, se aprovada, a nova tarifa será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE).
De acordo com a empresa, o reajuste reflete exclusivamente o aumento do custo do gás, sem acréscimos na margem regulatória.
PARAÍBA.COM