Bloco Principal 3

PB tem 15 acidentes de trabalho por dia e a cada mês, em média, duas pessoas morrem no emprego

 

A Paraíba registrou, somente em 2022, 5,6 mil acidentes de trabalho e esse número de notificações ao SUS bateu o recorde histórico. De 2021 para 2022, o aumento no número de registros de acidentes no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) foi de 46% (passando de 3,8 mil para 5,6 mil). Com isso, a Paraíba registra 15 acidentes de trabalho por dia. No estado, a cada 30 dias, em média, dois trabalhadores perdem a vida no trabalho.

Os dados atualizados são do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho (https://smartlabbr.org/sst/), desenvolvido no âmbito da Iniciativa SmartLab de Trabalho Decente, coordenada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e pelo Escritório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil.

Segundo o Observatório, acidentes do trabalho e agravos afastaram 1,6 mil trabalhadores paraibanos das suas funções em 2022. O dado considera apenas empregados com carteira assinada. De acordo com o Observatório, de 2007 a 2022, foram comunicados 35 mil acidentes de trabalho na Paraíba no emprego com carteira assinada.

A Campanha Abril Verde deste ano alerta para os altos índices de acidentes e adoecimentos de trabalhadores, bem como para a subnotificação dessas ocorrências. Traz como tema: “O Trabalhador não é invisível. Todo acidente de trabalho deve ser notificado”.

O procurador do Trabalho Raulino Maracajá lembrou que o Abril Verde é uma campanha que busca conscientizar a população acerca da segurança no trabalho e da prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Criada na Paraíba, hoje o movimento é realizado nacionalmente e é reconhecido por diversas entidades.

“O Abril Verde vem reforçar a lógica da prevenção para tentar reduzir os índices de adoecimentos e acidentes. Precisamos pensar na prevenção antes que o acidente aconteça”, ressaltou Raulino Maracajá, coordenador Regional da Codemat/MPT (Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho).

 

PORTALCORREIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
slot gacor hari ini
situs slot luar negeri