Bloco Principal 4

Parceria entre Prefeitura e Unipê promove castração de animais em situação de rua

 

A Prefeitura de João Pessoa, em parceria com o Unipê, está realizando cirurgias de castração de cães e gatos em situação de rua. Essa etapa da iniciativa começou nesta quarta-feira (12) e segue até o fim do mês de abril, beneficiando, principalmente, os animais que foram abandonados nas imediações do Estádio Almeidão, no bairro do Cristo.

O trabalho é realizado pela Coordenação de Bem-Estar Animal da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), com o apoio do Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Por dia, são realizadas de 8 a 10 cirurgias. Cada animal que passa pela cirurgia recebe uma identificação na orelha, facilitando o controle pelas autoridades sanitárias.

“Essa é uma ação que faz parte da política ambiental, que tem como foco a qualidade de vida dos animais, mas também o cuidado com a saúde das pessoas. Evitando a super população de animais em situação de rua, estamos contribuindo para reduzir o abandono e também evitando a propagação de doenças que são transmitidas para os seres humanos”, ressaltou o coordenador de Bem-Estar Animal da Semam, Ítalo Oliveira, que acrescentou: “A Clínica do Unipê dispõe de uma das melhores estruturas para a realização dos procedimentos”.

Para realizar a cirurgia, a equipe da Semam e do Centro de Controle de Zoonoses realiza a captura dos animais no dia anterior ao procedimento.  Eles são avaliados e são feitos os exames de sangue. Na Clínica Veterinária do Unipê, os gatos e cães passam pela triagem e pelo pós-cirúrgico. Em seguida, até a recuperação, ficam abrigados na clínica e no Centro de Controle de Zoonoses. Após esse período, são devolvidos aos locais de origem.

“Essa parceria com a Semam é extremamente positiva. Nossos estudantes podem vivenciar a prática em todos os processos, do pré-operatório, passando pela anestesia até o pós-cirúrgico”, afirmou a médica veterinária Endira Tainá, do curso de Medicina Veterinária do Unipê.

O Castramóvel vai ficar estacionado durante todo o mês de abril no campus do Unipê, em Água Fria, e os atendimentos serão das 8h às 13h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
slot gacor hari ini
situs slot luar negeri