Paraíba registra segundo maior crescimento em serviços no Nordeste no primeiro semestre de 2024
A Paraíba registrou o segundo maior crescimento no setor de serviços da região Nordeste no primeiro semestre de 2024, conforme a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE. O setor cresceu 3% de janeiro a junho, quase o dobro da média nacional de 1,6%, ficando atrás apenas de Pernambuco. Em junho, a Paraíba teve alta de 3,4% em relação a maio, superando o crescimento nacional de 1,7%.
Todas as atividades pesquisadas na Paraíba apresentaram expansão, com destaque para o setor de transportes e o índice de atividades turísticas. O gerente da pesquisa do IBGE, Rodrigo Lobo, atribuiu o desempenho ao transporte aéreo, impulsionado pela queda nos preços das passagens. As festividades de São João em Campina Grande também contribuíram significativamente, com um aumento de 138% no número de passageiros no Aeroporto Presidente João Suassuna.
A Pesquisa Mensal de Serviços acompanha o comportamento conjuntural do setor de serviços no Brasil, focando em empresas com 20 ou mais empregados. O setor de serviços, junto com o comércio e a administração pública, é fundamental na composição do PIB dos Estados e do País, excluindo áreas como saúde e educação.
Em âmbito nacional, o volume de serviços cresceu 1,7% em junho em relação a maio, após uma queda de 0,4% no mês anterior. Comparado a junho de 2023, o crescimento foi de 1,3%, e no primeiro semestre, a alta foi de 1,6%. O índice de 12 meses desacelerou de 1,2% em maio para 1,0% em junho. Destacaram-se os setores de transporte e de informação e comunicação, enquanto o Rio Grande do Sul registrou a maior queda, de 14,5%, devido a uma tragédia climática.
Portal T5