A Secretaria de Educação da Paraíba (SEE-PB) em parceria com o Porto de Cabedelo está disponibilizando 240 vagas em cursos gratuitos por meio do programa estadual ‘Porto que Educa’. As inscrições estão abertas até sexta-feira (15) e devem ser feitas pessoalmente na sede do ‘Porto Que Educa’, localizada na Rua Monsenhor Walfredo Leal, número 98, no Centro de Cabedelo.
O programa ‘Porto que Educa’ faz parte do projeto ‘Porto Cidade’, lançado oficialmente pelo governador João Azevêdo no início desta semana. O projeto abrange diversas áreas, incluindo saúde, cultura e sustentabilidade, e visa o desenvolvimento da região. Além do ‘Porto que Educa’, o programa inclui iniciativas como o ‘Porto que Cuida’, que oferece serviços médicos e exames, e o ‘Porto que Toca’, que oferece aulas de instrumentos musicais e outras atividades para a comunidade.
As 240 vagas oferecidas no ‘Porto que Educa‘ estão divididas entre os cursos de Assistente Administrativo, Auxiliar de Fiscalização Ambiental e Espanhol Básico. Essas formações foram desenvolvidas para atender às demandas do setor portuário, comércio, turismo e pesca, visando a capacitação de trabalhadores e moradores de Cabedelo, município localizado na Região Metropolitana de João Pessoa.
Roberto Sousa, Secretário de Educação da Paraíba, ressaltou a importância desta parceria para o desenvolvimento social no Porto de Cabedelo e destacou o compromisso do governador João Azevêdo em oferecer oportunidades de qualificação técnica e profissional à população. “A expectativa é que as aulas comecem na próxima segunda-feira (18). Os cursos são direcionados tanto a jovens em busca de formação profissional quanto à comunidade local interessada em ampliar seus conhecimentos”, afirmou.
Moradora de Cabedelo, Emilly Sandy, de 24 anos, já garantiu sua inscrição e enxerga no curso de Assistente Administrativo uma chance de se qualificar e conseguir um bom emprego. “Para mim, foi um passo importante a secretaria ofertar esses cursos. Dá para perceber que a procura está sendo grande, porque são cursos que ajudam muito, principalmente pessoas como eu que estão desempregadas e procuram uma profissão”, disse Emilly.
As aulas do ‘Porto que Educa’ serão presenciais, combinando teoria e prática, com a utilização de recursos didáticos modernos para enriquecer o aprendizado, como vídeos, estudos de caso, simulações e visitas técnicas. Profissionais experientes orientarão os estudantes em suas respectivas áreas. O programa é implementado em colaboração com o ParaíbaTEC, um programa do Governo do Estado, sob coordenação da SEE-PB, voltado para a expansão da educação profissional e tecnológica em toda a Paraíba.
Os resultados das matrículas serão divulgados até o dia 15 de setembro, permitindo que os candidatos confirmem suas inscrições nos cursos desejados. Todos os editais relacionados ao programa já foram lançados, desde a contratação de professores até o de matrícula. Atualmente, o programa está na fase de formação dos professores e inscrição dos interessados.
Portal T5