O Estado da Paraíba, assim como as demais unidades federativas, está aguardando o registro emergencial da Agência Nacional de Vigilância sanitária (Anvisa) de um novo lote da vacina Coronavac que é produzida pelo Instituto Butantan, em São Paulo. Além dessa expectativa, o secretário Executivo de Gestão da Rede de Unidades de Saúde, Daniel Beltrammi, recomendou que mesmo com a vacina é necessário manter cuidados contra a covid-19.

Esta semana, a Paraíba recebeu pouco mais de 92 mil doses e tinha como prioridade vacinar trabalhadores de saúde. O público a ser vacinado era de 42.925 (34%) dos trabalhadores de saúde, 10.432 povos indígenas aldeados, 1.212 pessoas idosas em instituições e 120 pessoas com deficiência institucionalizadas. Os grupos a serem imunizados seguiriam o Plano Nacional de Imunização elaborado pelo Ministério da Saúde.

“Estamos aguardando o registro emergencial de um novo lote de vacinas do Instituto Butantan e também a chegada de vacinas da Universidade de Oxford, que chegará em breve em solo brasileiro. Isso significa que teremos nos próximos dias mais vacinas, para continuar perto os paraibanos”, comunicou.

Sobre o início da vacinação, Beltrammi frisou que os municípios estão vacinando inicialmente os profissionais de saúde da linha de frente da pandemia do novo coronavírus. “As equipes de saúde também estão indo na direção de abrigos e albergues, casas de apoio, buscando idosos e portadores de necessidades especiais para que essa parcela da população seja protegida também. Os territórios indígenas na Paraíba também já estão sendo alcançados pela vacinação”, comentou.

Apesar de alguns grupos já estarem se vacinando, o secretário, como o ClickPB apurou, lembrou a necessidade de se manter os cuidados contra a Covid-19. “Vacina protege e salva vidas, mas é fundamental que sigamos utilizando máscaras, a vacina ainda não permite que abandonemos esse gesto de amor que é usar máscaras. Não aglomerem. Esse é o momento de estar com seu núcleo familiar base, lavando as mãos e eu tenho certeza que tudo vai ficar bem”, alertou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

14 − sete =