Paraíba adia emissão da nova carteira de identidade; saiba o motivo
Documento no formato tradicional continua sendo emitido no estado
A emissão da nova carteira de identidade na Paraíba deveria começar no início de março deste ano, mas de acordo com o Instituto de Polícia Científica (IPC), o prazo precisou ser adiado e não há previsão para o início da expedição no estado.
Ao Portal T5, o chefe do Núcleo de Identificação Criminal do IPC/PB, Acídio Pereira, explicou que o Governo do Estado está pronto, mas a mudança de gestão federal provocou a demanda de ajuste da base de dados da Receita Federal. “Quando as inconsistências forem sanadas iremos iniciar a expedição”, disse.
A reportagem do T5 procurou a Receita Federal, mas até a publicação desta matéria não houve resposta sobre essas inconsistências citadas pelo governo da Paraíba.
+ Entenda como vai funcionar a nova carteira de identidade
Acídio Pereira disse que o documento no formato tradicional continua sendo emitido e tem validade até 2032. Para emitir esse documento é necessário buscar o Portal da Cidadania – em caso de morar em João Pessoa, Campina Grande ou Santa Rita é preciso agendar o atendimento pelo link.
Destaque para a Casa da Cidadania de Jaguaribe, na capital, que tem o atendimento voltado preferencialmente para idosos.
Além disso, no Espaço Cultural, também na capital, ocorre o programa cidadão. Diariamente são 180 fichas distribuídas para que o público tenha acesso a emissão do documento independentemente da via requisitada.
Quem não mora perto desses ou outros grandes centros deve buscar as Casas da Cidadania ou autarquias responsáveis pela realização do cadastro e registro. Com relação a postos de identificação, há unidades em pelo menos 178 cidades da Paraíba, com atendimento via agendamento ou presencial.
Passo a passo para agendamento
Quem precisar buscar o Portal da Cidadania é necessário ‘solicitar agendamento’, escolher local, data e hora para atendimento, que acontece nas Casas da Cidadania. Também há a emissão da guia para pagamento e as instruções gerais. Para saber mais clique aqui.
A 1ª Via do documento é gratuita para quem não tem identidade na Paraíba, além dos idosos acima de 70 anos. Já quem necessita de uma segunda via por quesito de renovação deve pagar R$ 25. Os que precisam mudar estado civil ou alguma informação deve desembolsar R$ 31,25.
Portal T5