Bloco Destaque

Pancadas de chuva e períodos com sol pelo Brasil nesta sexta

 

O ar quente e úmido predomina sobre o Brasil e é o combustível natural para a formação de nuvens carregadas, que provocam os raios e as fortes pancadas de chuva. Estas nuvens crescem nesta sexta-feira em quase todos os estados brasileiros.

O ar seco influencia muitas áreas do Sul do Brasil reduzindo a nebulosidade e as condições para chuva.

Uma frente fria se afasta da costa de São Paulo e do Rio De Janeiro.

A Zona de Convergência Intertropical espalha nuvens carregadas sobre a costa norte do Brasil, entre o Amapá e o Ceará.

Pancadas de chuva e períodos com sol pelo Brasil nesta sexta-feira (Foto: Indaiatuba (SP), por Aline Tochio)

Previsão do tempo para o Brasil para 2/02/2024 – sexta-feira

Região Sul

O ar seco influencia várias áreas no Sul do Brasil afastando as nuvens de chuva.

Dia com sol e sem chuva no Rio do Grande do Sul, no oeste, centro e sul de Santa Catarina, no oeste/sudoeste e sul do Paraná.

As demais áreas do Paraná e de Santa Catarina têm muito sol, aumento de nebulosidade e pancadas de chuva com raios a partir da tarde.

Região Sudeste

O ar quente e úmido predomina sobre o Sudeste e nuvens carregadas crescem em grande parte da Região. Uma frente fria se afasta do litoral de SP e do RJ, mas a intensificação de ventos marítimos e a água do mar com temperatura acima da média ajudam a formar nuvens de chuva no litoral dos dois estados.

Sol forte e calor no Vale do Jequitinhonha e no Noroeste de Minas Gerais. No Vale do Rio Doce e no Espírito Santo, o sol aparece o dia todo, mas pode chover rapidamente.

O centro, oeste e noroeste de São Paulo tem sol forte e algumas pancadas de chuva isoladas à tarde e em parte da noite.

As demais áreas do Sudeste têm períodos com sol entre muitas nuvens e pancadas de chuva com raios principalmente à tarde e à noite. Pode chover forte.

Atenção:  risco de chuva volumosa, com potencial para transtornos no Sul de Minas, Zona da Mata Mineira, na serra e no sul do estado do Rio de Janeiro.

Risco de chuva forte no litoral norte de São Paulo e Baixada Santista.

Região Centro-Oeste

O ar quente e úmido predomina sobre o Centro-Oeste e nuvens carregadas crescem sobre todo a Região.

Dia com sol e tempo firme, sem chuva, só no extremo sul de Mato Grosso do Sul.

No norte e noroeste de Mato Grosso, chove a qualquer hora e há risco de chuva forte.

O restante do Centro-Oeste tem sol na maior parte do dia, com aumento da nebulosidade e pancadas de chuva com raios à tarde e à noite. A chuva pode ser moderada a forte.

Região Nordeste

 

O ar úmido se espalha mais sobre o Nordeste e nuvens de chuva voltam a crescer no centro-leste da Região, onde sol predominou nos últimos dias.As nuvens carregadas das Zona de Convergência Intertropical se espalham pela costa norte do Nordeste.

Dia com sol forte e sem chuva no Vale do São Francisco (BA), no sul do Piauí, no sertão de Alagoas, agreste e centro de Pernambuco e no sertão da Paraíba.

O Maranhão, o Piauí (exceto o sul do estado), sertão do Ceará têm pancadas de chuva e períodos de sol ao longo do dia e pode chover com moderada a forte intensidade.

O sol aparece forte no restante do Nordeste, mas ocorrem pancadas de chuva. A chuva pode ser com raios e na região de Salvador.

Região Norte

 

Áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical espalham nuvens carregadas no Amapá e norte do Pará. Nuvens carregadas crescem por causa do ar quente e úmido que predomina no Norte do Brasil.

Dia com sol forte e sem chuva em Boa Vista e no norte e leste de Roraima, no centro, norte e oeste do Amapá.

No Acre, região de Porto Velho, no centro, oeste e sudoeste do Amazonas, norte do Pará e Tocantins, as pancadas de chuva com raios ocorrem principalmente à tarde e à noite. Há risco de chuva forte.

No restante da Região Norte, as pancadas de chuva ocorrem a qualquer hora, intercaladas com períodos de sol e pode chover forte.

.Alertas meteorológicos para 2/02/2024 – sexta-feira

Atenção para chuva moderada a forte nas capitais Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo HorizonteCuiabáGoiâniaBrasília, Salvador, Teresina, São Luís, Palmas, Porto Velho, Rio BrancoManausBelémMacapá

Alerta especial: perigo de temporais e chuva volumosa, com rajadas de vento acima de 91 km/h no Médio Paraíba (RJ), Zona da Mata Mineira e Sul de Minas

Alerta para temporais com raios e rajadas de vento entre 71 km/h e 90 km/h no litoral paulista, Vale do Paraíba e divisa de São Paulo com Minas Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, estado do Rio de Janeiro (exceto norte do estado), centro-oeste e centro-leste de Goiás, leste de Mato Grosso, centro-sul de Rondônia, Pará (exceto noroeste do estado, Amazonas (sul/sudoeste do estado), norte do Tocantins, centro, oeste, norte e litoral do Maranhão

Atenção para chuva moderada a forte com raios e rajadas de vento de 51km/h a 70 km/h em Vale do Itajaí e litoral norte de Santa Catarina, litoral do Paraná, Grande Curitiba, São Paulo (exceto litoral e divisa com Minas),noroeste de Minas Gerais e Grande BH, norte e sul de Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Acre, oeste e sudoeste do Amazonas, centro, sul e oeste de Roraima, noroeste do Pará, sul do Amapá, sul, centro-leste do Maranhão, oeste e centro-norte do Piauí, oeste e sul do Ceará.

 

.climatempo.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
slot gacor hari ini
situs slot luar negeri