A Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa realiza, nesta segunda-feira (18), o IX Concerto Oficial da Temporada 2024 e, simultaneamente, abre o XXII Festival Paraibano de Coros (Fepac), a convite da direção do evento. A exibição acontece na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural José Lins do Rego, a partir das 20h, sob a regência do maestro Nilson Galvão.
“É sempre uma alegria muito grande para toda nossa equipe da Prefeitura de João Pessoa poder ofertar à cidade a melhor música executada pelos nossos músicos e musicistas da Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa”, inicia o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.
Ele observa que a Orquestra é um equipamento extremamente valioso e a Funjope realiza periodicamente os concertos sempre com um público muito fiel. “É um público extremamente qualificado, amante da boa música”, comenta.
Marcus Alves ressalta que participar desse encontro de coros é uma tradição para a equipe da Funjope. “Realmente, ficamos muito contentes de poder estar junto nesse momento, valorizando a Orquestra e mostrando o que nós temos de melhor em termos de execução musical em João Pessoa e na Paraíba”, acrescenta.
Durante o concerto, serão executadas três obras. A primeira é do compositor paraibano Emanuel Barros, uma peça para três saxofones e orquestra de cordas chamada Festa de Padroeiros. “Festa é uma música fantástica da nossa tradição nordestina”, pontua o maestro Nilson Galvão, regente da Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa.
Depois, os músicos seguem com uma obra do compositor italiano Ottorino Respighi, que evoca um pouco das danças antigas do período renascentista e, por último, o concerto é encerrado com algumas árias de ópera com a cantora Isadora Chacon.
“Essa será mais uma oportunidade que teremos de ampliar nosso público, fazendo um concerto para pessoas de todo o Brasil”, comemora o maestro Nilson Galvão.
O maestro Eduardo Nóbrega, professor da UFPB e coordenador geral do 22° Fepac, ressalta que o Festival hoje é o mais importante do país. “A entrada da Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa veio abrilhantar muito mais o evento, dando um toque especial. Não conheço nenhum festival no Brasil que conte com a abertura feita por uma Orquestra da qualidade e competência do maestro Nilson Galvão”, afirma.
E acrescenta: “Como coordenador desse 22º Festival, me sinto muito orgulhoso e agradecido pela Orquestra Municipal de João Pessoa ter aderido ao nosso projeto. Vai ser muito bacana também porque todo o Festival, inclusive a abertura, será transmitido ao vivo para o mundo inteiro, e as pessoas vão ter a oportunidade de escutar e ver a Orquestra Sinfônica de João Pessoa abrindo o 22º Festival Paraibano de Coros”.
Os convidados são a solista e bacharel em violino Isadora França; José de Arimatéia Formiga Veríssimo, regente e professor de clarinete e saxofone da UFPB; Heleno Feitosa Costa Filho (Costinha), mestre em Música e Bacharel em Fagote e Saxofone pela UFPB; Kleiton D’Araújo, sopranista e doutor em Música pela UFPB; Leonardo Domingos, tenor; Jônatas Silveira, bacharel em Música pela UFPB.
XXII Fepac – O Festival Paraibano de Coros, realizado pela UFPB, acontece de 18 a 24 de novembro, com a presença de 63 coros representando os estados de Alagoas, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe e o Distrito Federal. Da Paraíba, virão representantes dos municípios de Boa Vista, Campina Grande, Cuité, Lucena, João Pessoa, Nova Floresta, Pedra Lavrada, Remígio e Santa Rita. A entrada é gratuita e a programação completa pode ser conferida no link.
PARAÍBA.COM