Compartilhe e nos ajude a continuar com o projeto

A onça-pintada Gabi, uma das celebridades do BioParque, completou 20 anos nesta quarta-feira (08). Para comemorar, o animal, cuja imagem nas notas de R$ 50, ganhou uma festa de aniversário com direito a um suculento bolo de carne com almôndegas de frango.

— Celebrar o aniversário dos animais serve como conscientização da importância deles e lembra da necessidade de conservação das espécies — diz o veterinário Ciro Cruvinel, responsável técnico do BioParque.

Gabi nasceu no antigo Zoológico do Rio, em 2002. Naquele mesmo ano, a Fundação Rio Zoo recebeu um ofício da Casa da Moeda solicitando a foto de uma onça para a criação de uma nova cédula. Com isso, durante três meses um fotógrafo passou todas as tardes acompanhando o animal em seu recinto. Em 2010, as notas de R$ 50 começaram a circular e deram fama ao felino.

Aos 20 anos, Gabi é considerada uma onça idosa, pois ela ultrapassou a expectativa de vida de sua espécie, que é de 10 a 15 anos. Entretanto, muitas onças-pintadas são caçadas antes de chegar a essa idade. Nos biomas da Mata Atlântica e Caatinga, a espécie está criticamente ameaçada de extinção.

— A Gabi superou as expectativas de vida para a espécie devido à consistente oferta de alimento apropriada e balanceada, bastante água fresca, abrigo com boas condições climáticas, ausência de competição por alimento, além de acompanhamento veterinário constante — conta Cruvinel.

Querida pelos visitantes, Gabi é uma das estrelas do BioParque. Além disso, ela tem um papel importante nos projetos de conservação e participou, recentemente, de uma pesquisa que fez o mapeamento genéticos de todas as onças que vivem sob cuidados humanos no Brasil.

— Fizemos um estudo inédito em que buscamos conhecer o genoma e identificar a variabilidade genética de onças que vivem sob cuidados humanos no Brasil, para viabilizar futuros projetos de reprodução e reintrodução na natureza, visando evitar a extinção da espécie — explica o veterinário.

Ainda de acordo com Cruvinel, a dieta da Gabi conta com carne e suplementação, sendo calculada especialmente para ela por um zootecnista. Por ser um animal noturno, a onça-pintada é bastante dorminhoca e passa a maior parte do dia descansando.

 

O globo

Compartilhe e nos ajude a continuar com o projeto

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

1 × 2 =