Café é uma instituição brasileira. Protagonista da manhã, do lanche da tarde, da pausa do trabalho, de todo e qualquer momento, a bebida é tão amada que tem até data: 14 de abril, o Dia Mundial do Café! Que tal celebrar o evento com um coado perfeito?
Antes de mais nada, sabia que o café não é uma bebida brasileira? Pois é, sua origem é africana, mais especificamente da Etiópia. Quem explica mais sobre o assunto é o professor Dinho Santana no Cozinha e Ciência, da Band!
“Sua planta foi cultivada na Arábia, onde os nativos perceberam seu potencial de cura. De lá, foi para o Egito, Turquia e, por fim, para toda a Europa, mas foram os holandeses que trouxeram o café para o Brasil”, diz o especialista.
Basicamente, existem três tipos de torras de café diferentes: clara, média e escura. Cada uma dessas tonalidades é definida pelo nível de calor pelo qual os grãos são expostos e os resultados são diversos: de um café mais encorpado e menos amargo ao mais ácido e forte.
Claro que cada um tem um jeito específico de fazer o seu café, mas uma coisa é certa: existe uma técnica e proporção correta para que o coado fique mais saboroso. Os chefs nos ensinam: a água deve ser jogada em movimentos circulares para melhor aroma e sabor.
Veja a receita do Edu Guedes para um coado perfeito:
Café coado
Ingredientes
- 3 colher(es) de sopa de café
- 750 ml(s) de água
Modo de preparo
Esquente a água, sem deixar ferver. O ponto ideal é quando começa a formar pequenas bolhas na água (92°c). Passe o café. Não esqueça de guardar o pó de café hermeticamente fechado na geladeira para não oxidar.
- BAND/UOL