Nesta sexta-feira (10), Neymar passa por mais uma cirurgia no tornozelo direito, após ter sofrido lesão na partida contra o Lille, em fevereiro, pelo Campeonato Francês. O procedimento acontece no hospital Aspetar, em Doha, no Catar.
A operação vai ser feita por um médico especialista britânico e terá a presença de Rodrigo Lasmar, médico da seleção brasileira e do Atlético-MG.
Para a intervenção médica, o craque se deslocou da França para o Catar. A viagem pode parecer desnecessária, já que o sistema de saúde francês é um dos melhores do mundo, como classificado pela OMS (Organização Mundial da Saúde).
No entanto, o deslocamento se justifica, já que o hospital é um dos mais renomados do mundo, além ter sido fundado pelo irmão do emir catari, ou seja, o homem mais importante do Catar.
Desde 2014, o PSG, do presidente catari Nasser Al-Khelaïfi, firmou uma parceira com o hospital Aspetar, fundado em 2007 por Jassem Bin Hamad Al Thani. O time colabora com o espaço médico apoiando diversas empresas do Catar, que formam um conglomerado e são financiadas com o dinheiro do país
A iniciativa faz parte de um projeto do país árabe para se firmar em outras frentes econômicas, além do ramo petrolífero.
O Aspetar é especializado em ortopedia e medicina esportiva. Para o PSG, o hospital é responsável pelos exames médicos e pelas avaliações completas de saúde de todos os jogadores, inclusive na pré-temporada.
Em março de 2019, quando Neymar fraturou o quinto metatarso do pé direito, o camisa 10 também pegou um avião Paris-Doha para se tratar.
Além dos atletas do clube da capital francesa, o hospital de Doha recebe outros jogadores que querem o atendimento de especialistas de alto padrão.
O craque Haaland, o norueguês que defende o Manchester City, é um dos pacientes. Durante grandes competições esportivas, como a Copa do Mundo de 2022 e os abertos de tênis de ATP e WTA, as instalações hospitalares ficam à disposição dos esportistas.
Neymar sofreu a contusão durante o jogo contra o Lille, em 19 de fevereiro, pelo Campeonato Francês. Ele saiu de campo chorando e logo levou preocupação ao técnico da equipe, o francês Christophe Galtier. Na segunda-feira, o clube informou que Neymar precisaria passar por cirurgia e ficaria de fora da temporada.
Sem o camisa 10, o PSG foi eliminado da Liga dos Campeões. O time perdeu os jogos de ida e volta para o Bayern de Munique por 3 a 0 e mais uma vez ficou na vontade de levantar a taça europeia. O próximo jogo do clube francês acontece no sábado (11), contra o Stade Brestois.
R7