Nelly Furtado pede direitos autorais por ‘Lovezinho’, e brasileiros se dizem abertos a acordo
Nelly Furtado dançou, mas também cobrou. A cantora canadense fez a coreografia do hit brasileiro “Lovezinho”, que usa a melodia do refrão de sua música “Say it right” sem crédito. Enquanto isso, a editora dela fez contato com os músicos brasileiros para pedir os direitos autorais.
A faixa virou hit com o impulso de um vídeo viral do dançarino e influencer Xurrasco. A música foi lançada em 2022 pela cantora Treyce. A mensagem da empresa que cuida dos direitos autorais de Nelly Furtado chegou para WK, compositor principal da música da Treyce, logo depois do carnaval…
WK disse ao podcast g1 ouviu que está aberto a ceder uma parte da composição aos autores de “Say it right” (Nelly Furtado e os produtores norte-americanos Timbaland e Danja). A editora Sony, que cuida dos direitos de Nelly Furtado na música, disse que o pedido por um acordo partiu da própria artista.
O brasileiro considera que uma fatia justa para os estrangeiros seria 20% da autoria, mas a negociação ainda está sendo feita entre as editoras (empresas que administram os direitos autorais dos músicos).
❤️🕵️ A inusitada sequência (de fatos) de ‘Lovezinho’:
- 📝 Em julho 2022, WK criou um arrocha com a melodia de “Say it right’, de Nelly Furtado, no refrão.
- 🎤 Ele chamou Treyce para finalizar e gravar “Lovezinho”. Mas ela não estourou de cara.
- 🕺 No início de 2023, a faixa virou fenômeno, graças a um vídeo do dançarino Xurrasco.
- 👱♀️ 👱🏽♂️ Treyce e Xurrasco despontaram no carnaval (e ainda descobriram que estudaram no mesmo colégio de Bangu, no Rio, mas nunca tinham se falado).
- 📧 🚨 Depois do carnaval, chegou a notificação de Nelly Furtado para Treyce e WK. Agora os músicos negociam uma divisão nos direitos autorais.
Nelly furtada?
Treyce tem 17 anos e já tinha feito sucesso no Rio com as músicas “Vai malvadin” e “Me chama de amor”. Elas também usam, sem crédito, outras melodias – de “Malvadão 3”, de Xamã, e “Nothin’ on you”, de Bruno Mars. O primeiro hit nacional veio com “Lovezinho”.
Treyce diz que compôs uma parte pequena da música, que já estava quase toda feita pelo parceiro, Wallace Kemps Benvindo Macedo, o WK.
WK diz ao g1 ouviu que a ideia começou com uma base de arrochadeira, variação mais dançante do arrocha baiano. Eles buscavam uma referência para a melodia. “A gente achou o refrão da música da Nelly Furtado, e eu fiz uma modelagem”, diz WK, dono do estúdio Barulhando Tudo, em SP.
E como ele começou com uma arrochadeira em 2022 e foi parar em uma música da Nelly Furtado de 2006? “Busquei referência em músicas que foram importantes e mexeram nos sentimentos e emoções das pessoas, e consegui identificar essa da Nelly”, diz o compositor.
“Say It right” foi lançada no álbum “Loose”, uma virada de sucesso na carreira. Ela se jogou no R&B e ritmos dançantes, com o batidão marcante de Timbaland. Neste disco estão as duas únicas músicas da carreira dela que foram nº 1 da “Billboard”: “Say it right” e “Promiscuous”.
‘Lovezinho’ aberto
WK não fica chateado com a necessidade de acordo. “Para mim é essencial que tenha. Eu estou aberto a negociações. E é bom para mim saber que a música já chegou a ela e ao Timbaland. Significa que meu trabalho se propagou”, diz o compositor de 43 anos, também coautor de “Fé”, da Iza.
“Já houve um primeiro contato da editora da Nelly”, ele contou ao podcast g1 ouviu. “Quem vai fazer a negociação respondendo por mim é a Warner”, diz WK.
“A exemplo de outros remixes que foram feitos, esses acordos sempre são feitos no valor de 20%. Seria justo, porque só peguei a modelagem do refrão. E se for traduzir a música dela e pegar o que eu fiz, não tem nada a ver uma música com a outra”, ele argumenta.
A porcentagem citada por ele é a mesma de outro caso famoso em que brasileiros usaram uma melodia estrangeira sem autorização e depois deixaram 20% da autoria do forró “Coração cachorro” para o inglês James Blunt.
Quem administra a parte de Treyce na composição é a editora M13. O g1 conversou com Mailson Ribeiro, dono da empresa. Ele confirmou que o acordo está sendo feito, e também não vê problemas em deixar uma parte dos direitos aos autores de “Say it right” pela melodia do refrão.
Sequência demoradinha…
Como cada música tem vários autores e empresas que os representam, a negociação não é simples.
Segundo a editora Sony, a empresa cuida de 50% dos direitos autorais de “Say it right”. O resto é administrado pela Warner e pela Peermusic.
As fatias que cada compositor tem dos direitos pela música são negociadas por eles quando a obra é registrada. A proporção da divisão entre Nelly, Timbaland e Danja por “Say it right” não foi informada.
No registro inicial de “Lovezinho”, WK ficou com 80% dos direitos autorais, e Treyce, com 20%.
O g1 também tentou contato Nelly Furtado através de sua agência no Canadá, mas não teve retorno.
G1