“Não sou a favor do acordo que está sobre a mesa”, diz Macron sobre Mercosul-UE
O presidente da França, Emmanuel Macron, afirmou em entrevista a jornalistas nesta quarta-feira (17) que não é favorável ao acordo Mercosul-UE “que está sobre a mesa”. Ele participa do Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça.
Macron pediu o “espelhamento” de condições para os marcados europeu e sul-americano.
“Não podemos pedir aos nossos industriais ou aos nossos agricultores que façam esforços em termos de biodiversidade, de redução de emissões e, ao contrário, abrir o mercado europeu para pessoas que não fazem os mesmos esforços”, disse.
“É por isso que precisamos de uma cláusula-espelho, e ela deve ser substancial. Pronto”, completou.
Os blocos fecharam as bases do acordo de livre comércio em 2019. Mas em março de 2023, a União Europeia enviou uma “side letter”, uma espécie de adendo ao texto original, ao Mercosul colocando novas condições ambientais para a ratificação do tratado.
No ano passado, passou a vigorar na Europa a lei antidesmatamento que prevê que as empresas devem fiscalizar suas respectivas cadeias de suprimento com o objetivo de garantir que seus produtos (ou insumos) não estejam ligados ao desmatamento.
Um grupo de 17 países, incluindo o Brasil e outros grandes exportadores de bens agrícolas, enviou carta conjunta à cúpula da União Europeia para protestar formalmente contra a entrada em vigência do novo regulamento.
CNN Brasil