Na estreia de Mano Menezes, Corinthians decide vaga na final da Sul-Americana contra o Fortaleza
O representante brasileiro na final da Copa Sul-Americana será conhecido nesta terça-feira (3). A partir das 21h30 (de Brasília), Fortaleza e Corinthians se enfrentam na Arena Castelão, pela segunda mão da semifinal.
Na semana passada, na Arena do Corinthians, os times empataram por 1 a 1. Quem vencer em Fortaleza (CE) garante vaga na final, enquanto uma nova igualdade — por qualquer placar — leva a decisão para os pênaltis.
A temporada brasileira já se encaminha para o final, e muitos clubes começam a planejar o próximo ano, analisando contratações e revendo os próprios elencos.
Em dezembro, o contrato de diversos atletas chega ao fim e eles já podem assinar pré-contrato com outras equipes interessadas. Confira a seguir jogadores que podem ficar livres no mercado e pintar no seu time do coração em 2024!
O adversário de Fortaleza ou Corinthians na final será conhecido na quarta-feira (4), quando Defensa y Justicia e LDU se enfrentam na Argentina. No Equador, os donos da casa ganharam por 3 a 0.
Jejum no Castelão
A última vez que o Corinthians ganhou do Fortaleza como visitante foi no dia 28 de julho de 2019, pelo Brasileirão. Comandado por Fábio Carille, o Timão viu Osvaldo abrir o placar para o Leão e virou com gols de Danilo Avelar, Pedrinho e Mauro Boselli.
Desde então, o Corinthians visitou o Fortaleza em quatro oportunidades e teve um aproveitamento de 8,3%. Foram três vitórias e um empate.
No retrospecto geral entre os dois clubes, o Corinthians leva ampla vantagem sobre o Fortaleza. São 19 vitórias, contra apenas cinco do adversário, além de oito empates.
Força máxima no Corinthians
O último treino do Corinthians contou com a presença do meia paraguaio Matías Rojas. Desfalque nos últimos dois jogos — contra Fortaleza e São Paulo — por causa de uma lesão muscular na coxa esquerda, o camisa 10 está à disposição de Mano Menezes.
Além de Rojas, o treinador estreante vai ter a volta dos titulares que foram poupados na derrota para o São Paulo, por 2 a 1, no último sábado (30). Apenas o goleiro Cássio, o zagueiro Gil, o volante Maycon e o meia Renato Augusto foram utilizados.
A principal dúvida de Mano Menezes está no ataque, entre Wesley e Romero. O paraguaio marcou o gol corintiano contra o São Paulo e sai na frente para ser o companheiro do centroavante Yuri Alberto.
“Um jogo muito importante para o Corinthians, chegar a uma final de Sul-Americana. Estamos motivados, sabemos da importância do jogo. Descansamos do jogo passado e estamos prontos para fazer história”, disse Romero.
Fortaleza tem baixa importante
Assim como o Corinthians, o Fortaleza também entrou em campo no fim de semana, pelo Brasileirão, sem os seus principais jogadores e ficou no empate com o Grêmio, por 1 a 1, na Arena Castelão.
Apesar de contar com o retorno dos titulares, o técnico Juan Pablo Vojvoda tem uma baixa importante. O atacante Marinho sofreu um estiramento ligamentar no joelho direito em Itaquera e continua no departamento médico. Yago Pikachu é o provável substituto.
“O Corinthians é um time muito técnico. É tentar tirar, a todo momento, o conforto deles com a posse de bola. Ser muito intenso, buscar um jogo de às vezes contato, porque dificulta para quem é muito técnico, para quem gosta de jogar”, comentou o volante Caio Alexandre.
FICHA TÉCNICA
Fortaleza X Corinthians
Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Data e horário: terça-feira (3), às 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Andres Rojas (Colômbia)
Auxiliares: Dionisio Ruiz (Colômbia) e Jhon León (Colômbia)
Árbitro de vídeo: Nicolas Gallo (Colômbia)
PROVÁVEL FORTALEZA: João Ricardo; Tinga, Emanuel Brítz, Titi e Bruno Pacheco; Zé Welison, Caio Alexandre e Pochettino; Yago Pikachu, Guilherme e Lucero. Técnico: Juan Pablo Vojvoda.
PROVÁVEL CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Gil, Lucas Veríssimo e Fábio Santos; Gabriel Moscardo e Maycon; Renato Augusto e Matías Rojas; Romero (Wesley) e Yuri Alberto. Técnico: Mano Menezes.
R7