Bloco PrincipalBrasilConcurso e Emprego

Ministério da Gestão autoriza nomeação de 303 concursados da primeira edição do CNU

Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) autorizou a nomeação de 303 aprovados nas vagas extras da primeira edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) de 2024, conforme publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira (18) em três portarias (nº 10.293, nº 10.294 e nº 10.295).

As novas nomeações são para os seguintes órgãos da administração pública federal: Ministérios da Agricultura e Pecuária (Mapa); da Saúde; e da Gestão e da Inovação em Serviços Público, além da Fundação dos Povos Indígenas (Funai), do Ministério dos Povos Indígenas; e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), vinculado ao Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO).

  1. Portaria MGI nº 10.293/2025: autoriza o preenchimento adicional de 15 vagas de nível superior para o cargo de analista de infraestrutura (AIE), carreira criada para gerir grandes projetos na administração federal, com atuação em planejamento, coordenação, fiscalização, assistência técnica e execução de projetos e obras de grande porte.

Os profissionais dessa categoria atuam em áreas como infraestrutura viária, hídrica, saneamento, energia,  produção mineral, comunicações e desenvolvimento regional e urbano, listou o Ministério da Gestão.

2. Portaria MGI nº 10.294/2025 autoriza o provimento adicional de 173 vagas de nível intermediário em três órgãos federais de atuação estratégica:

 

 

·         Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa): 60 vagas, sendo 25 agentes de atividades agropecuárias; 25 agentes de inspeção sanitária e industrial de produtos de origem animal; e 10 técnicos de laboratório;

·         Funai: 38 vagas para o cargo de técnico em indigenismo;

·         IBGE: 75 vagas para técnicos em informações geográficas e estatísticas.

3.   Portaria MGI nº 10.295/2025: autoriza mais 115 novas nomeações de nível superior para o Ministério da Agricultura e o Ministério da Saúde, assim distribuídas:

·         Ministério da Agricultura e Pecuária: 60 vagas, sendo 50 auditores fiscais federais agropecuários e 10 tecnologistas com lotação no Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet);

·         Ministério da Saúde (MS): 55 vagas para tecnologistas.

Com a publicação das três portarias, os próximos passos incluem a nomeação dos aprovados pelos órgãos da administração pública federal. As nomeações dependem da disponibilidade de vagas no momento da posse e da verificação de compatibilidade orçamentária e financeira, conforme a Lei Orçamentária Anual e a Lei de Diretrizes Orçamentárias.

A primeira edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) ofereceu 6.640 vagas em 21 órgãos federais, divididas em oito blocos temáticos para candidatos de nível médio e superior, permitindo que, pela primeira vez, um candidato concorresse a mais de um cargo dentro do mesmo eixo temático.

 

 

Portal T5

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo