Bloco DestaqueBrasil

Mercadante defende redução dos juros e prioridade para indústria

Presidente do BNDES defendeu mudanças na Taxa de Longo Prazo (TLP) e disse que reindustrialização do país é "absoluta prioridade" do governo

O presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, afirmou nesta terça-feira (31/1) que o governo pretende encaminhar ao Congresso Nacional um projeto de lei que prevê mudanças na Taxa de Longo Prazo (TLP).

A TLP é a taxa de juros utilizada pelo BNDES nos empréstimos concedidos. Sua principal finalidade é adequar os juros do crédito do BNDES aos juros normalmente praticados no mercado. A taxa passou a ser aplicada em todos os contratos firmados pelo BNDES a partir de 1º de janeiro de 2018.

Ao sair de uma reunião na sede da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Mercadante disse que é necessário baixar os juros da economia brasileira e destacou a importância de se buscar a reindustrialização do país.

“Estamos conversando com a Febraban sobre o esforço para reduzir a taxa de juros para esse segmento (da indústria), trabalhando com os bancos privados e reduzindo, para que o pequeno industrial, o lojista e o pequeno empreendimento tenham melhores condições”, disse o presidente do BNDES.

Questionado sobre como isso seria feito, Mercadante citou as possíveis mudanças. “Mexendo na TLP. É a taxa de juros que o banco utiliza. Nós não vamos retomar a TJLP (Taxa de Juros de Longo Prazo). O BNDES não precisa e não tem condições de receber subsídios do Tesouro, mas tem espaço para reduzir essa taxa”, afirmou.

“Nós queremos fazer isso em conjunto com a Febraban. Seria um projeto de lei que tem que ser aprovado no Congresso Nacional. Portanto, precisa de um debate cuidadoso. Já temos caminhos para fazer isso”, disse Mercadante. “Queremos estar mais presentes na Febraban, vir aqui debater, construir pontes, discutir com o setor privado. Temos que reduzir a taxa de juros. Temos que reduzir spreads.”

Reindustrialização é prioridade

Na entrevista coletiva após a reunião na Febraban, o presidente do BNDES disse que reindustrializar o país é “absoluta prioridade” do governo federal.

Metrópoles

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo