O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) encerrou, às 18h30 (horário de Brasília) deste domingo, 20, a aplicação regular do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 — versões impressa e digital. Os participantes realizaram provas de ciências da natureza e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias. Pessoas com direito a tempo adicional puderam finalizar o exame após as 18h30.

O balanço preliminar da aplicação será divulgado nesta segunda-feira, 21, em coletiva de imprensa, com as presenças do ministro da Educação, Victor Godoy, e do presidente do Inep, Carlos Eduardo Moreno Sampaio. O evento, que ocorrerá na sede do Instituto, será transmitido pelo canal da Autarquia no YouTube, a partir das 9h (horário de Brasília). O Inep divulgará os Cadernos de Questões e os gabaritos até a próxima quarta-feira, 23, conforme previsto em edital.

Enem – O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, tornou-se uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni), ambas ações do Ministério da Educação (MEC).

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais do Enem também podem ser usados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

MaisPB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

3 × cinco =