Bloco Principal 3

Maurício de Sousa, criador da Turma da Mônica, é homenageado com título de cidadão paraibano

Proposta foi aprovada pela Assembleia Legislativa e sancionada pelo governador. Em julho, ele visitou o estado, conheceu familiares locais e se disse "meio paraibano".

O cartutista Maurício de Sousa, criador da Turma da Mônica, foi homenageado nesta quinta-feira (28) com o título de cidadão paraibano. A comenda foi aprovada pela Assembleia Legislativa da Paraíba e sancionada pelo governador João Azevêdo.

O projeto é de autoria do deputado estadual Eduardo Carneiro e o título se transformou na Lei nº 12.785 de 27 de setembro de 2023, que foi publicada no Diário Oficial do Estado da Paraíba (DOE-PB).

Na justificativa, consta que o título é concedido pelos “relevantes serviços prestados ao Estado da Paraíba”.

A homenagem acontece alguns meses depois de uma visita do artista ao estado. Em julho deste ano, ele participou do Imagineland, evento de cultura geek que foi realizado em João Pessoa.

Naquela oportunidade, inclusive, ele revelou que andara fazendo pesquisas para reencontrar parentes que possuía na Paraíba e deu detalhes sobre como um genealogista e a pesquisa de documentos de mais de cem anos o ajudaram na busca pelos parentes.

Maurício de Sousa tinha avós paraibanos, mas quando eles deixaram o estado em 1910 os contatos acabaram sendo perdidos. Durante o evento, no entanto, ele se reencontrou com alguns desses familiares.

Ao desembarcar na Paraíba, em 29 de julho, Maurício de Sousa chegou a se emocioanr e disse que se sentia “meio paraibano”. Agora, ao menos por força de lei estadual, se torna mesmo paraibano.

Mauricio de Sousa encontra familiares paraibanos, em João Pessoa — Foto: Divulgação/Imagineland

Mauricio de Sousa encontra familiares paraibanos, em João Pessoa — Foto: Divulgação/Imagineland

G1PB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo