Ao menos 240 cidades brasileiras enfrentam um clima mais seco que o do deserto do Saara, na África. Em Brasília, que já é seca, registrou umidade de 7%, enquanto a região na África registrou o dobro, com 14%. A razão para o clima tão seco, além do normal do período, é o aumento nos incêndios florestais pelo país.
Na região, o fogo na Floresta Nacional começou na manhã de terça-feira (3) e ao longo desta quarta-feira (4) seguia consumindo a vegetação. Segundo o Corpo de Bombeiros, o incêndio já atingiu mais de 20% do total da floresta.
O fogo atingiu áreas de nascentes que abastecem o reservatório. A polícia investiga se o incêndio é criminoso. “A gente ainda não sabe se houve algum resultado efetivo para encontrar essas pessoas, mas já tá a cargo da Polícia Federal”, afirmou Fábio dos Santos Miranda, chefe da Floresta Nacional de Brasília.
O incêndio piorou ainda mais a situação na capital federal, que está encoberta por uma camada de fumaça. Não chove na cidade há 135 dias. O tempo seco prejudica também o combate aos incêndios em outros estados, como São Paulo, Amazonas e estados abarcados pelo Pantanal.
- BAND/UOL