O presidente da França, Emmanuel Macron conversou por telefone nesta quinta-feira (20) com o mandatário dos Estados Unidos, Joe Biden, informou o Palácio do Eliseu em comunicado, acrescentando que os dois líderes discutiram a Ucrânia e a China.
“(Emmanuel Macron) também lembrou a importância de os europeus continuarem se rearmando para assumir suas responsabilidades na divisão transatlântica do ônus da segurança”, disse o comunicado.
Os dois chefes de Estado enfatizaram seu desejo de fortalecer a cooperação e o apoio ao direito internacional na região do Indo-Pacífico.
Eles também discutiram a situação no Sudão, especifica a presidência francesa. Os dois países têm trabalhado para costurar um acordo de paz entre o exército do país e as paramilitares Forças de Apoio Rápido (RSF). As tropas rivais estão em um sangrento confronto desde o último sábado, que já resultou em ao menos 331 mortes e mais de 3 mil pessoas feridas.
Os Estados Unidos estão se preparando para enviar um grande número de tropas adicionais para sua base em Djibuti no caso de uma eventual evacuação do Sudão. A França, por outro lado, não cogita ainda retirar seus cidadãos que estão no país no momento.
CNN Brasil