Bloco Principal 2Brasil

Lula inicia agenda oficial em Lisboa encontrando autoridades

Lisboa — Em Portugal desde a manhã de sexta-feira (21/4), o presidente Lula iniciou, neste sábado (22/4), seus compromissos oficiais no país. O primeiro dia de agenda pública prevê uma série de encontros com autoridades portuguesas e assinaturas de mais de 10 acordos bilaterais.

Lula iniciou o dia com uma cerimônia de boas-vindas em frente ao Mosteiro dos Jerônimos, onde foi recebido com honras militares pelo presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa. No local, o hino nacional brasileiro foi tocado. Os dois presidentes também fizeram uma revista às tropas portuguesas.

O evento foi acompanhado por apoiadores de Lula que se concentraram na Praça do Império, em frente ao monsteiro. Os apoiadores gritavam palavras de ordem a favor do petista, que acenou. Na sequência, Lula entrou no monsteiro, onde depositou flores no túmulo do poeta português Luís de Camões.

Do monsteiro, Lula seguiu para o Palácio Nacional de Belém, sede da Presidência da República de Portugal, para reuniões com Rebelo de Sousa. Do palácio, o petista vai ao Centro Cultura de Belém, onde tem um encontro com o primeiro-ministro português, Antônio Costa, e participa da 13ª cúpula luso-brasileira.
Ao longo do dia, Lula deve assinar 13 acordos bilaterais. Um deles prevê a concessão de equivalência aos ensinos fundamental e médio do Brasil aos de Portugal. Na lista, estão previstos ainda acordos nas áreas de energia, geologia, produção audiovisual, turismo, saúde e direitos humanos.

Programação

Lula seguirá em Portugal até a terça-feira (25/4). O domingo (23/4) será reservado para uma agenda privada, ainda não informada pelo Palácio do Planalto. Na segunda-feira (24/4), o petista participará de um fórum empresarial e da cerimônia de entrega do Prêmio Camões ao cantor Chico Buarque.

O presidente brasileiro desembarcou em Lisboa às 10h35, no horário local (6h35 em Brasília). Do aeroporto, seguiu direto para o hotel, onde passou o dia em reuniões preparatórias com ministros e auxiliares. Apenas a primeira-dama, Janja, saiu para fazer compras em uma loja de luxo.

Veja a agenda completa de Lula para este sábado (22/4):

10h30 – Cerimônia de boas-vindas na Praça do Império, em frente ao Mosteiro dos Jerónimos;
11h – Homenagem póstumas ao poeta Luís de Camões, no Mosteiro dos Jerônimos;
11h05 – Visita à Igreja e aos Claustros do Mosteiro dos Jerônimos;
11h30 – Encontro restrito com o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, no Palácio Nacional de Belém;
12h15 – Declaração à imprensa;
13h – Almoço com o primeiro-ministro de Portugal, Antônio Costa, no Centro Cultural de Belém;
14h30 – Encontro restrito com o primeiro-ministro de Portugal, Antônio Costa, no Centro Cultural de Belém;
15h15 – Reunião plenária da 13ª cúpula luso brasileira, no Centro Cultural de Belém;
16h20 – Representantes dos dois países assinam acordos e termos de cooperação;
16h30 – Declaração à imprensa;
20h – Jantar no Palácio Nacional da Ajuda.

Metrópoles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
slot gacor hari ini
situs slot luar negeri