Compartilhe e nos ajude a continuar com o projeto

Levantamento nacional do Paraná Pesquisas sobre as eleições de 2022, indica, na referência espontânea de intenção de votos, que apenas 1,3 ponto percentual separam o ex-presidente Lula, à frente com 19,7%, contra 18,4% do presidente Jair Bolsonaro.

Na referencia espontânea de intenção de votos, 45,3% dos entrevistados podem ser considerados indecisos. Eles disseram não saber em quem vão votar ou não responderam à pergunta, enquanto 11% optaram por “ninguém”.

A referência do eleitor é espontânea e sua manifestação de grande valia, na análises de pesquisas eleitorais, porque o entrevistador pergunta apenas “Se as eleições fossem hoje, em quem o(a) Sr(a) votaria?”, sem apresentar lista de opções.

Na estimulada, vantagem curta

Na ‘estimulada’, Lula aparece na frente, mas no máximo com 5,9 pontos percentuais de vantagem em relação a Bolsonaro.

No Cenário 1, com Sergio Moro (Podemos) Ciro Gomes (PDT) e João Dória (PSDB) na disputa, entre outros, Lula tem 5,7 pontos de vantagem: 34,9% contra 29,2 de Bolsonaro.

No Cenário 2, com Eduardo Leite substituindo João Doria, a diferença entre Lula e Bolsonaro cai para 5,3 pontos percentuais: 35,1% a 29,8%.

No Cenário 3, bastante provável, apenas com Moro, Ciro e Doria na disputa, Lula soma 35,5% contra 29,6% de Bolsonaro, subindo a diferença para 5,9%.

Veja os números do Cenário 3, onde Lula está melhor:

No Cenário 4, com Eduardo Leite substituindo a João Doria, na disputa com os demais candidatos listados no Cenário 3, Lula tem 38,8% e Bolsonaro 30,1%, estabelecendo uma vantagem do petista em 5,7%.

No Cenário 5, o Paraná Pesquisa quis saber se o eleitor prefere votar em Lula, em Bolsonaro ou “nem Lula e nem Bolsonaro”. Nesse caso, Lula lidera com 39,3%, 5,6% a mais que Bolsonaro, que soma 33,7%, e o “nem-nem” registra 17,1%.

O Cenário 6 trata de eventual segundo turno, caso fosse realizado hojem e nesse item Lula aparece com 45,5% e Bolsonaro com 35,6%.

Já o Cenário 7 procura saber do eleito em relação a segundo turno entre Lula e o ex-juiz Sergio Moro. O petista venceria 40,7% contra 29,8%.

O Paraná Pesquisas entrevistou 2.020 eleitores em 164 municípios nos 26 estados e no Distrito Federal, entre os dias 16 e 19 de novembro últimos.

Compartilhe e nos ajude a continuar com o projeto

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

doze + dezessete =