Um dos nomes que mais chamam a atenção na primeira lista de convocados da Seleção Brasileira por Dorival Júnior é o do meio-campista Lucas Paquetá, do West Ham, da Inglaterra. Ele estava ausente desde junho do ano passado.
O ex-jogador do Flamengo esteve nos amistosos contra Guiné e Senegal, com o interino Ramon Menezes. Pouco depois, em agosto, ele estaria na primeira convocação de Fernando Diniz.
No entanto, às vésperas da lista, a Federação Inglesa divulgou que Paquetá era investigado em caso de manipulação de apostas esportivas. Assim, Diniz optou por deixá-lo de fora.
Agora, Dorival teve o aval do diretor de Seleções, Rodrigo Caetano, para chamar o jogador. A avaliação é a que ele pode defender o Brasil enquanto atua pelo West Ham. Isso só mudaria caso haja punição.
É simples o caso do Paquetá. Ele segue jogando normalmente, não teve punição, portanto uma situação que não cabe a nós julgar. Atleta de altíssimo nível, não tem qualquer investigação ou acusação em curso, pelo menos por ora. Não somos nós que vamos determinar isso, pelo contrário. Eu particularmente o conheço, quando estava no Flamengo, ele fez a transição e fico feliz pela maturidade e a confirmação como atleta extraclasse que se tornou. Na parte técnica, se faz por merecer, aqui ele está e seguirá se confirmar o que se espera dele
Rodrigo Caetano, diretor de Seleções
Paquetá nega as acusações e colabora com as investigações, tanto que cedeu o celular às autoridades inglesas. Na atual temporada europeia, são cinco gols e seis assistências em 28 partidas.
O Brasil enfrentará a Inglaterra no dia 23 de março, no estádio Wembley, em Londres, e a Espanha, no dia 26, em Madri, no estádio Santiago Bernabéu.
Depois, fará amistosos contra México, em 8 de junho, e Estados Unidos, quatro dias depois, visando a Copa América, que acontecerá em território americano entre 20 de junho e 14 de julho.
CNN Brasil