Os hospitais de referência no tratamento da covid-19 do sertão paraibano estão em alerta por conta do alto número de pessoas infectadas na região. Graças ao grande número de novos casos as cidades de Cajazeiras, Piancó, Pombal e Patos encontram-se com o nível máximo de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva e enfermarias destinadas ao tratamento de pacientes com o novo coronavírus.

Segundo o diretor do Hospital de Cajazeiras, Manoel Télamo, atualmente a situação da região sertaneja é preocupante. Uma reunião com o secretário executivo de saúde do Estado, Daniel Beltrami, foi realizada e nela  foi definido o aumento do número de leitos para tratamento de pacientes com Covid-19 em toda Paraíba.

Manoel Télamo se mostrou preocupado diante do grande número de atendimento na cidade. “Cajazeiras está ocupada na sua capacidade instalada total. Estamos com 25 pacientes internados no hospital, tivemos algumas altas, porém logo foram preenchidas, por pessoas que aguardava na Unidade de Pronto Atendimento para serem transferidos para o hospital”, afirmou.

Em Cajazeiras são 12 leitos de UTI e 13 de enfermaria. Após reforma para instalação de pontos de oxigênio, o hospital vai receber mais e mais cinco leitos sendo dois de pata UTI e três para enfermaria. “Os equipamentos, como cama e monitores estão sendo destinados a Cajazeiras, pelo Governo da Paraíba e devem chegar nos próximos dias”, afirmou Manoel Télamo.

Até a noite dessa sexta-feira (11), além de Cajazeiras as cidades de Piancó, Pombal, Patos e também o Hospital das Clínicas de Campina Grande registraram 100% dos leitos ocupados.

Caso algum paciente precise de um leito de UTI, o mesmo será transferido para alguma cidade mais próxima, que tenha vaga ou até mesmo para Campina Grande ou para a capital João Pessoa.

De acordo com o secretário de saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, quando a ocupação dos leitos chegeram a 70% de ocupação, foram deliberados a implantação tanto de leitos de UTI como de enfermarias. E já foi designado a instalação de 15 leitos no Hospital das Clínicas de Campina Grande, 10 no Hospital Metropolitano de Santa Rita na Grande João Pessoa, 5 leitos paro o Hospital regional de Cajazeiras e 6 leitos serão instalados no Hospital Regional da Patos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

4 × 5 =