Bloco Destaque

Lei reconhece festas juninas como manifestação da cultura brasileira

Foi publicada, no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (26), o projeto de lei que reconhece como manifestação da cultura brasileira as festas juninas. O texto foi aprovado pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado e sancionado pelo presidente em exercício, Geraldo Alckmin (PSB).

De acordo com o relator, o senador Prisco Bezerra (PDT-CE), o PL tem como objetivo, reconhecer as festas no âmbito nacional, mas com suas individualidades regionais.

“Diversas características nacionais, regionais e locais foram sendo incorporadas, de modo que sua realização no Sul do país é diferente da que ocorre na Amazônia, não obstante a inegável presença de elementos comuns”, ressaltou o relator.

Na visão do senador, que atualmente está fora de exercício, as festividades juninas, sobretudo na região Nordeste do país, são uma reafirmação do forró, que foi reconhecido em 2021 pelo Iphan como patrimônio cultural.

“Nas festas juninas do Nordeste, deve-se destacar, além da animação contagiante, o cultivo de preciosas tradições, como por exemplo a variada e deliciosa comida à base de milho. Mas sobressaindo-se entre todas elas, está a música e dança do forró”, completou.

As festas juninas tiveram origem na Europa e eram vinculadas a celebrações pagãs, que marcavam o solstício do verão — o dia mais longo do ano, no mês de junho —, que indicava o início das colheitas. Ao longo do tempo, foram cristianizadas e passaram a ser dedicadas à comemoração de três santos católicos populares: Santo Antônio, 13 de junho, São João Batista, 24 de junho, e São Pedro, 29 de junho.

MaisPB com Agência Senado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo